Revista Science cria espaço dinâmico para divulgação científica

Publicado em: 18 de setembro de 2014

A revista Science, publicação internacional referência na divulgação científica, criou em seu site um espaço chamado Science Now: ali serão publicadas sucintamente informações de pesquisas cujos artigos serão selecionados pelos próprios editores da revista. Essa é mais uma maneira relevante de difundir a produção científica, apresentando artigos que normalmente só estão disponíveis em publicações segmentadas. Cada uma das pesquisas apresentadas terá um link para o seu referido artigo.

O trabalho desenvolvido pela doutoranda Fernanda Menezes, com coautoria de Miriam Marmontel, pesquisadora do Instituto Mamirauá, acabou de ser publicado no Science Now. Fernanda examinou a presença de baços acessórios em 1 espécie de baleia e 13 de golfinhos, incluindo tucuxis coletados nas Reservas Mamirauá e Amanã. O trabalho mostrou que 60,3% do total de cetáceos analisados apresentaram de 1 a 14 baços acessórios. Os números mais elevados foram encontrados em espécies de maior porte e que praticam mergulhos profundos. Os pesquisadores suspeitam que esses baços extras , que fazem parte do sistema linfático dos animais, podem funcionar como um mecanismo adicional de adaptação para mergulhos profundos, funcionando como um reservatório complementar de sangue.

"Além da relevância científica, o trabalho de Fernanda demonstra a importância da colaboração interinstitucional, que viabilizou um conjunto de amostras de diferentes espécies de tamanhos diversos, habitando diferentes ambientes", disse Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá. 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: