Quatro minicursos antecedem Simpósio sobre Conservação, que inicia amanhã

Publicado em:  2 de julho de 2013

O Instituto Mamirauá promoveu hoje, dia 2, quatro minicursos: Taxidermia de animais silvestres; Biodiversidade e Taxonomia de peixes amazônicos; A linguagem do R e Qualidade Sanitária de Alimentos, antecedendo a abertura do 10º Simpósio Sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, que inicia amanhã, dia 3. Os minicursos foram realizados na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM), e tiveram como objetivo permitir a interação entre membros de diferentes grupos de pesquisa e de transmitir conteúdos teóricos e práticos que são de interesse dos participantes. 

Legenda: Participantes no minicurso "Taxidermia de animais silvestres", no Laboratório do Instituto Mamirauá.
 
Ao todos foram selecionados 62 inscritos, de um total de cerca de 120, para participarem dos minicursos que ocorreu durante todo o dia com atividades teóricas e práticas. Os participantes também puderam aplicar o que aprenderam realizando atividades práticas dentro de cada minicurso. 
 
No minicurso Taxidermia de animais silvestres os participantes tiveram a oportunidade de manusear algumas espécies de animais e aprender como prepará-las para um acervo biológico. No minicurso Biodiversidade e Taxonomia de peixes amazônicos os participantes realizaram uma oficina para praticarem como se faz a separação dos peixes por espécie e como se faz sua classificação científica.
 
Para Joareis Mendes de Souza, técnico em recursos pesqueiros e que trabalha na Feira Municipal de Uarini com desembarque pesqueiro, o minicurso de peixes foi uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos: "Também foi um momento para troca de experiências com os pesquisadores "show de bola" do Instituto Mamirauá", brincou Joareis. "O minicurso me permitiu aprender coisas que eu não estudei durante o meu curso de formação, principalmente na parte científica. Esse curso do Mamirauá proporcionou uma oportunidade rara que não temos todos os dias de aliar a teoria à prática. Através das atividades desenvolvidas, aprender de fato o que significa taxonomia de peixes", acrescentou o participante.
 
Texto: Francisco Rocha


Participantes do minicurso "Qualidade Sanitária de Alimentos". Foto: Francisco Rocha.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: