Projeto Aquavert participa de atividades na semana de cooperação pela água

Publicado em:  6 de abril de 2013

O dia 22 de março é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas, que escolheu ainda 2013 como o ano internacional de cooperação pela água. Ambas as datas foram criadas com o intuito de unificar ações em torno do tema. Com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância dos recursos hídricos para a humanidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tefé (AM), organizou a "Semana de Cooperação pela Água". O evento contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, por meio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), que entre os dias 18 e 22 de março desenvolveu uma série de atividades lúdicas para escolas públicas do município.  

No total, 351 crianças com idade entre 8 e 16 anos, estudantes das escolas municipais Wenceslau de Queiroz e Prof. Luzivaldo Castro, e escolas estaduais Nazira Litaiff e Santa Tereza, participaram das  atividades educativas.
 
A pesquisadora colaboradora do projeto Aquavert, Cássia Santos Camillo, destaca a importância do evento e a relação entre proteção dos recursos hídricos e os vertebrados aquáticos. "Nessa semana, as nossas atividades com a Secretaria do Meio Ambiente foram uma oportunidade de parceria para sensibilizar a população urbana de Tefé, principalmente os jovens, sobre a importância da proteção dos recursos hídricos. O Aquavert é um projeto de conservação de vertebrados aquáticos amazônicos, então a proteção dos recursos hídricos da região é essencial para a conservação desses animais", afirmou.
 
"Quando observamos o lago Tefé e o rio Solimões, não temos consciência que esse recurso é limitado. Acredito que a principal dificuldade é que nem todos os pais têm consciência que a água pode acabar; isso influencia negativamente os mais jovens". A frase acima é da professora Nairleiza Souza, funcionária da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz. A professora chama a atenção para a necessidade de conservar os recursos hídricos e educar as gerações futuras: "Gostei da presença dessa atividade na escola, pois acredito na necessidade de aumentar o diálogo entre escola, família e sociedade a fim de auxiliar no processo de educação das gerações futuras quanto ao uso racional da água", afirmou a educadora.
 
Caminhada de conscientização
 
Na sexta feira, 22, ainda como parte da mobilização da Semana de Cooperação pela Água, o projeto Aquavert participou da uma caminhada pelas ruas do centro de Tefé. A concentração para a atividade aconteceu a partir das 16 horas, em frente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município e envolveu estudantes, professores, funcionários públicos e a população que passava pelo local. A caminhada terminou na Praça Remanso do Boto, onde o Instituto Mamirauá disponibilizou um stand com materiais informativos desenvolvidos pelo projeto.
O projeto Aquavert é uma iniciativa do Instituto Mamirauá que visa desenvolver estratégias de conservação para mamíferos aquáticos, jacarés e quelônios, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Texto: Thiago Almeida

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: