Programa estimula o manejo de pequenos animais de produção

Publicado em:  9 de outubro de 2011

30/08/2011 - Galinha, pato, porco, ovelha. A criação de pequenos animais é uma tradição familiar nas Reservas Mamirauá e Amanã e seu manejo tem recebido atenção especial da equipe do Programa de Agricultura Familiar do Instituto Mamirauá. Em julho, técnicos prestaram assessoria às comunidades, entre os dias 5 e 19. Foi o acompanhamento de um trabalho que iniciou em 2010 e tornou-se uma linha de atuação: o Manejo de Pequenos Animais de Produção.
 A atividade iniciou com um diagnóstico para definir os métodos tradicionais de criação, identificando o perfil dos produtores, as dificuldades e a metodologia de criação. De acordo com a coordenadora do programa, Bárbara Richers, o objetivo da atividade é melhorar a produção: "nós começamos com um diagnóstico para conhecer como eles conduzem o manejo tradicional. A partir desse diagnóstico nós identificamos alguns pontos para melhorar a alimentação, o manejo sanitário, a estrutura que utilizam e o fornecimento de água".
 O diagnóstico apontou, entre outras coisas, que 83% das criações são destinadas à complementação alimentar, enquanto 9,2% são motivadas por fins econômicos, ainda assim, 46% das famílias chegam a vender algum animal durante o ano. "Essa é uma realidade principalmente das comunidades de várzea, agora estamos coletando dados também nas comunidades de terra firme" complementou Richers explicando que o interesse em investir na atividade varia muito com o perfil do criador, e que, em conjunto com as dificuldades trazidas com a enchente em áreas de várzea, são os principais motivos que limitam o aumento da escala de produção.
 Outro resultado do diagnóstico é a identificação das necessidades de capacitação. Em 2011, 98 pessoas já participaram de cursos promovidos pelo Programa de Agricultura Familiar, nos temas: sistemas agroflorestais, em parceria com a Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia (ACS-Amazônia), curso de criação de abelhas nativas sem ferrão em parceria com o ICMBio e curso de criação agroecológica de aves. Segundo o técnico do programa, Rinéias Cunha, uma das etapas da atuação no manejo de pequenos animais é estimular a disseminação de conhecimentos: "a partir do momento que algum produtor faz algo que obtêm resultado positivo, outras pessoas vão se inspirando", avaliou.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: