Programa de Pesca é premiado pela ONU

Publicado em:  3 de fevereiro de 2011

03/02/2011 - O Programa de Manejo de Pesca, do Instituto Mamirauá, foi premiado dia 2 de fevereiro pela Secretaria da Convenção de Ramsar das Nações Unidas, com a iniciativa de manejo de pirarucus. A cerimônia de premiação ocorreu em Huatulco, México, durante o evento comemorativo aos 40 anos da Convenção. A coordenadora do programa, a pesquisadora Ellen Sílvia Amaral Figueiredo, participou da cerimônia. O evento foi oferecido pelo Presidente do país, Felipe Calderon, e pelo Ministro do Meio Ambiente, Juan Rafael Elvira.

O programa, criado em 1997, tem como sua principal atividade a assessoria técnica aos grupos de pescadores na implementação, monitoramento e controle do manejo participativo de pirarucus. O peixe tem alto valor econômico e vem sendo explorado desde o século XVIII, ocasionando o declínio drástico dos estoques. Em algumas regiões, é considerado quase extinto. A iniciativa de manejo da espécie, adotada pelo Programa, tem contribuído para sua conservação e uso racional.

Segundo Figueiredo, um dos resultados do programa "é a organização dos pescadores da Reserva em associações, onde são tratados todos os aspectos relacionados à exploração sustentável da espécie. Os associados são treinados para avaliar os estoques de pirarucu, recebendo noções básicas sobre o manejo de recursos pesqueiros e sobre o processamento de pescado".

A Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção de Ramsar, foi assinada em 2 de Fevereiro de 1971 e entrou em vigor em 1975. É o primeiro tratado intergovernamental a fornecer uma base estrutural para a cooperação internacional e ação nacional para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: