Pós-graduandos da UFAM trocam experiências em Mamirauá

Publicado em:  3 de agosto de 2011

03/08/2011 - Alunos do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) puderam trocar experiências e conhecer atividades desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá, nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, localizadas na região da confluência dos rios Solimões e Japurá, no Amazonas. Entre os dias 19 e 27 de julho, os estudantes dos cursos de mestrado e doutorado participaram de aulas práticas da disciplina Biologia da Conservação, ministrada por um grupo interdisciplinar do Instituto e da Universidade.

A bordo do barco Mamirauá, utilizado por pesquisadores do Instituto Mamirauá em atividades de investigação científica, os estudantes conheceram o trabalho de monitoramento de espécies de primatas, quelônios, jacarés e mamíferos aquáticos nas Reservas Mamirauá e Amanã. No lago Amanã, os alunos visitaram o Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico, onde sete filhotes de peixe-boi encontram-se em processo de reabilitação para a reintrodução à natureza.

Os mestrandos e doutorandos também participaram de escavações em um sítio arqueológico na Reserva Amanã, além das atividades de turismo sustentável de base comunitária da Pousada Uacari, na Reserva Mamirauá.

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica da UFAM foi criado em 2005. Pelo terceiro ano consecutivo, a disciplina Biologia da Conservação é ministrada em Unidades de Conservação. Em 2009, a UC visitada foi o Parque Nacional de Anavilhanas e, desde o ano passado, Mamirauá e Amanã estão incluídas no programa.
 
"A biologia da conservação se preocupa com os processos antrópicos que causam a perda da diversidade. Não nos faltam exemplos. No entanto, em Mamirauá e Amanã, nós temos a oportunidade de ver alternativas que minimizam a perda da diversidade, que asseguram a manutenção dos processos biológicos, ecológicos e evolutivos. Um ponto de extrema importância é o fato de os alunos encontrarem profissionais, pesquisadores e extensionistas do Instituto Mamirauá, que estão com a mão na massa, que vivem isso no seu dia-a-dia", avaliou o biólogo Ronis Da Silveira, docente do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM.

Conservação
 
O doutor em Ecologia Ronis Da Silveira é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas sobre as populações de jacarés na Reserva Mamirauá e em outras partes da Amazônia, com incentivo a ações de manejo sustentável do jacaré-açu (Melanoshuchus niger). Da Silveira integra a equipe do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Outros pesquisadores do projeto Aquavert também participaram da disciplina. A oceanógrafa Miriam Marmontel, responsável pelos estudos sobre mamíferos aquáticos amazônicos, e os biólogos Cássia Santos Camillo e Robinson Botero-Arias, responsáveis, respectivamente, pelas pesquisas sobre quelônios e jacarés.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica da Universidade Federal do Amazonas, acesse: www.ppgdivbio.ufam.edu.br

por Augusto Rodrigues

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: