Pesquisadores realizam monitoramento populacional de quelônios na Reserva Mamirauá

Publicado em:  7 de maio de 2013

O Instituto Mamirauá realizou, por meio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), o monitoramento populacional de quelônios no Lago Jutaí, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, município de Maraã (AM), entre os dias 23 e 29 de abril. Durante a atividade foram capturados onze iaçás, sendo nove machos e duas fêmeas. Este monitoramento é realizado por meio da captura de quelônios com redes malhadeiras, objetivando medi-los, pesá-los e marcá-los e, em seguida, soltá-los no mesmo local.

Segundo Cristiane de Araújo, o projeto Aquavert desenvolve o monitoramento populacional de quelônios com o objetivo de verificar a abundância, razão sexual e estrutura etária das populações. Esta atividade foi realizada pelo Instituto Mamirauá nas décadas de 1990 e 2000, sendo retomada em 2011. 
 
Além disso, o Instituto Mamirauá apoiou na última seca,  entre agosto e dezembro de 2012, 39 comunidades das reservas Amanã e Mamirauá que protegeram áreas de desova de quelônios, visando à proteção de ninhos e fêmeas reprodutoras. Neste período foi contabilizada a proteção de 134 ninhos de tartaruga, 673 ninhos de tracajá e 1408 ninhos de iaçá. 
 
Em uma dessas praias, pesquisadores do projeto Aquavert capturam as fêmeas em processo de desova e acompanham seus ninhos. Nestas capturas  foi registrada a maior fêmea de iaçá até agora. Na literatura científica estava registrado que esta espécie pode atingir 34 centímetros de comprimento; os pesquisadores do projeto Aquavert registraram uma fêmea quatro centímetros maior, com 38 centímetros. Descobertas como essas evidenciam as potencialidades de pesquisa das Reservas Amanã e Mamirauá.
 
O projeto Aquavert desenvolve pesquisas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá. O projeto é uma iniciativa do Instituto Mamirauá, que visa desenvolver estratégias de conservação para mamíferos aquáticos, jacarés e quelônios, com patrocínio da Petrobras, por intermédio do Programa Petrobras Ambiental. Existem 16 espécies de quelônios na Amazônia brasileira; o Projeto Aquavert desenvolve pesquisas com três espécies que utilizam as praias das reservas Mamirauá e Amanã para desovar: tartaruga-da-amazônia, tracajá e iaçá.
 
Texto: Thiago Almeida
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: