Pesquisador do Instituto Mamirauá recebe prêmio durante Congresso de Primatologia

Publicado em: 16 de setembro de 2013

O pesquisador Felipe Ennes Silva ganhou o Prêmio Liza Veiga de Conservação, concedido durante o 2º Congresso Latino-Americano de Primatologia e o 15º Congresso Brasileiro de Primatologia, realizados em Recife (PE), de 05 a 09 de agosto. Foi um reconhecimento ao trabalho inscrito no congresso "Redescoberta do Mico marcai e os desafios para o conhecimento da diversidade de primatas no médio Aripuanã, Amazônia, Brasil". 
 
"Este trabalho teve como objetivo verificar a presença dessa espécie, registrar a diversidade de primatas na região do médio rio Aripuanã, e verificar as principais ameaças potenciais", argumentou Felipe. Desde 2012, Felipe vem realizando expedições à região de ocorrência do Mico marcai, que fica na bacia do rio Aripuanã, entre o sul do estado do Amazonas e o Mato Grosso. 

Felipe realizou entrevistas com moradores para obter indicações das áreas a serem amostradas e foram considerados os avistamentos para registro da presença de primatas na área. As peles coletadas dos animais foram armazenadas no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA). "São necessários estudos sobre a diversidade, distribuição e abundância das espécies da região antes e após a implementação das hidroelétricas na bacia dos rios Aripuanã e Roosevelt para avaliarmos o impacto destes empreendimentos em suas populações", conclui o pesquisador. 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: