Pescadores resgatam filhote de peixe-boi na reserva Amanã

Publicado em: 18 de abril de 2011

18/04/2011 - Um filhote de peixe-boi ficou preso em uma rede de pesca na manhã da última quarta-feira (13), no igarapé do Veado, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, perto do município de Maraã, Estado do Amazonas. Os pescadores resgataram o animal e o conduziram até a Casa do Baré, um alojamento para pesquisadores do Instituto Mamirauá, Organização Social que participa da gestão da reserva e que mantém ali o Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônico de Base Comunitária, o Centrinho.
 
Felizmente, o filhote não se feriu no enlace com a rede e pôde retornar à natureza ainda no mesmo dia. "Barezinho", como foi carinhosamente batizado pelos pescadores, passou por exames que constataram que ele estava em boas condições de saúde, com peso de 10,2 kg. O peixe-boi tomou uma mamadeira de leite de soja no centro de reabilitação e foi solto no mesmo lugar onde havia sido capturado. A mãe de "Barezinho" ainda estava às proximidades, procurando seu filhote.
 
"A atitude de não abater o animal, mas informar os pesquisadores, demonstra a colaboração dos comunitários para com a iniciativa do Instituto Mamirauá, e sugere um crescente nível de conscientização pela população local, fundamental para a conservação.  A decisão de soltar o animal imediatamente após a avaliação, para reencontro com a mãe, evitando a necessidade de reabilitação em cativeiro, é a melhor solução nos casos de emalhe", explica a oceanógrafa Miriam Marmontel, que coordena o Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos do Instituto.

Conservação

Considerado como criticamente ameaçado de extinção, o peixe-boi amazônico é uma das espécies-alvo do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá e financiado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Além do peixe-boi, o projeto visa propor e consolidar estratégias de conservação para grandes vertebrados, como as espécies de jacarés e quelônios que habitam as reservas Amanã e Mamirauá, na região do Médio Solimões, no Amazonas.

por Augusto Rodrigues

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: