Parceria entre Incubadora Mamirauá e Sebrae oferece seminário de empreendedorismo em Tefé
Publicado em: 17 de setembro de 2014
Entre os dias 15 e 20 de setembro é realizado, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM), o seminário Empretec. A iniciativa é uma parceria entre a Incubadora Mamirauá e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e visa promover o desenvolvimento do comportamento empreendedor e melhoria do desempenho empresarial dos alunos.
Um dos principais objetivos da incubadora de empresas de base tecnológica, recentemente inaugurada pelo Instituto, é incentivar e fortalecer o potencial de inovação no interior do Amazonas. Participam do Seminário 15 alunos, entre empresários do município e interessados em iniciar um negócio na região.
"A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas e, há 20 anos, o Sebrae enxergou isso como uma solução de empreendedorismo, e abraçou essa ideia. Conseguiu ampliar o seminário, com o foco do Sebrae, que é fomentar o empreendedorismo de pequenas empresas", afirmou Salvio Rizzato, facilitador do Empretec, durante a abertura do curso.
As atividades desse seminário são focadas na metodologia vivencial, envolvendo os participantes em jogos de negócios, dinâmicas e situações reais de empreendedorismo, além da apresentação de uma base conceitual. Uma das atividades, por exemplo, é a criação de uma empresa, e a simulação da sua administração, como planejamento, estruturação de metas, previsão de riscos e análise de resultados.
"Consideramos muito importante apoiar estas oportunidades que visam testar e potencializar o comportamento empreendedor, fortalecendo as habilidades de liderança em pessoas que já são empreendedoras ou que têm interesse em empreender", avaliou Josivaldo Modesto, Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá.
De acordo com Josivaldo, o Instituto Mamirauá busca mapear empresários locais que estejam interessados em arranjos produtivos para organizar ou fortalecer cadeias de interesse, como é o caso das atividades que envolvem o uso da biodiversidade ou de seus derivados.
Por Amanda Lelis
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico