12º Encontro de Parteiras acontece em Tefé, no Amazonas

Publicado em: 21 de março de 2019


Para o encontro, são esperadas cerca de 70 parteiras de Juruá, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Alvarães, Uarini e da cidade-sede do evento, Tefé, no estado do Amazonas. "Somente nos registros deste município, temos sessenta e uma parteiras, mas sabemos que existem muito mais delas. Desejamos uma participação expressiva. Quantas parteiras vierem, serão bem-vindas", afirma Maria das Dores Marinho, técnica do Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, que é um dos organizadores do evento.


Durante os três dias de encontro, serão realizadas palestras e dinâmicas com profissionais de medicina e enfermagem para tirar dúvidas das parteiras da região e contribuir com técnicas e dicas para melhorar o atendimento às parturientes. "Vai ser um grande momento de troca de informações e formação focada nos desafios que essas parteiras enfrentam", informa Maria das Dores Marinho.


Esta é a 12ª edição da reunião de parteiras e a primeira desde a criação da Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM). Também conhecida pelo símbolo do algodão-roxo (planta medicinal usada na assistência a gestantes), a associação é uma entidade civil organizada que luta pela das práticas tradicionais e populares da categoria.


A técnica do Programa Qualidade de Vida (PQV) do Instituto Mamirauá ressalta que durante o evento serão feitos cadastros de parteiras que queiram se juntar à associação. "Mesmo que uma parteira não esteja na ativa no momento, realizando partos, é importante que ela faça seu cadastro para ser reconhecida", diz. "Através desse reconhecimento, as parteiras podem ter acesso à benefí­cios sociais que forem conquistados pelo grupo".


Além do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o 12º Encontro de Parteiras de Tefé conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), SUSAM, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), entre outros.


A programação será nos dias 27, 28 e 29 de março no Sítio da Assembleia de Deus, localizado na Estrada da Agrovila, zona rural de Tefé. Um dia antes, a partir das 15h, na Praça Remanso do Boto, centro da cidade, acontece a concentração dos participantes para o transporte de ônibus até o sítio. A hospedagem e alimentação são gratuitas.


Serviço
12º Encontro de Parteiras de Tefé
Quando: 27 a 29 de março de 2019
Local: Sítio da Assembleia de Deus, Estrada da Agrovila, Tefé
Participação gratuita. Hospedagem e alimentação serão oferecidos pela organização do evento
Texto: João Cunha


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: