Moradores da Reserva Mamirauá realizam assembleia geral

Publicado em: 30 de março de 2011

30/03/2011 - Cerca de 210 pessoas participaram, entre os dias 24 e 26 de março, da XVIII Assembleia Geral da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, realizada na comunidade Terra Nova, situada no setor Solimões do Meio, município de Fonte Boa (AM). A assembléia é promovida anualmente, desde 1993. Este ano foi promovida pela Associação dos Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam), com apoio do Instituto Mamirauá.

Estiveram presentes lideranças de representação comunitária dos 17 setores da Reserva, representantes de instituições do Governo do Estado do Amazonas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Secretaria da Educação (SEDUC), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), entre outros.

Segundo Israel Rodrigues, presidente da Amurmam, associação responsável pela condução do evento, a Assembleia foi realizada por meio de um trabalho de parceria, pois ela é promovida pelas comunidades e este ano obteve-se um grande resultado com a participação de 80% das instituições convidadas. O presidente ressaltou ainda que um dos temas abordados, a regularização fundiária, que há anos vem sendo tratada nas assembleias, este ano foi bem esclarecida, pois teve a participação de representantes da SPU.

Ao final do evento, um documento foi elaborado chamado "A Carta da Assembleia Geral", contendo reivindicações dos comunitários. Os participantes solicitam a resolução das principais dificuldades como a ausência de fiscalização, a regularização fundiária e a melhoria em saúde e educação (Comunicação Comunitária - Programa de Gestão Comunitária - IDSM).

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: