Instituto Mamirauá promove o 2° Curso de Multiplicadores em Manejo Comunitário de Jacarés

Publicado em:  6 de dezembro de 2023

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, o Programa de Manejo da Fauna do Instituto Mamirauá promoveu o 2º Curso de Multiplicadores em Manejo Comunitário de Jacarés em Unidades de Conservação da Amazônia. Esta segunda edição do curso contou com uma parte teórica que ocorreu na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, e uma parte prática que ocorreu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Ao longo do curso, foram abordados temas diversos, como biologia e ecologia de jacarés, bases técnico-sanitárias para o manejo e análise de cadeias produtivas, com o intuito de oferecer ferramentas básicas para elaboração, monitoramento e avaliação de projetos de manejo comunitário de jacarés. O Programa de Manejo da Fauna, organizador do curso, foi a primeira equipe de assessoria a apoiar o manejo comunitário de jacarés com base na legislação estadual do Amazonas. Houve também a participação de colaboradores do Instituto Mamirauá que fazem parte dos programas de manejo de pesca e gestão comunitária, compartilhando suas experiências com o manejo participativo do pirarucu e o papel das associações na gestão de recursos naturais.

Nos últimos dias do curso, os participantes foram para o setor Jarauá da Reserva Mamirauá para realização da parte prática. Nesta seção, o curso abordou a coleta de dados de contagem e monitoramento, métodos de captura, contenção e marcação de jacarés, monitoramento de ninhos e houve também uma visita ao abatedouro de crocodilianos, estrutura chamada PLANTAR, localizado na comunidade de São Raimundo do Jarauá.

© Diogo Lima
© Rayssa Guinato
© Rayssa Guinato

“O curso nesse formato permite não só a troca de experiências entre diferentes equipes técnicas, mas também a aproximação de entidades federais, estaduais e municipais dos grupos manejadores e uma maior compreensão do contexto local das áreas de manejo. Esperamos que os participantes sejam verdadeiramente multiplicadores e possam replicar e disseminar o que foi abordado no curso, atuando direta e indiretamente no desenvolvimento de sistemas sustentáveis de manejo de jacarés no Amazonas”, afirma Diogo Lima, coordenador do Programa de Manejo da Fauna.

Participaram do curso técnicos e colaboradores de instituições municipais, estaduais e federais envolvidos no desenvolvimento e regulamentação do manejo de jacarés no estado do Amazonas. Houve 12 participantes, representantes do ICMBio (NGI-Tefé), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura/Secretaria Estadual de Produção Rural (SEPA/SEPROR), Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (IDAM), Secretaria Municipal de Produção de Tefé (SEMPA-Tefé), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação de Tefé (SEMMAC-Tefé), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvarães (SEMMA-Alvarães) e Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Tefé).

Texto: Miguel Monteiro

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: