Mamirauá promove curso de criação de abelhas

Publicado em:  2 de maio de 2011

02/05/2011 - A teoria e a prática do manejo de criação de abelhas. Este foi um dos objetivos do Instituto Mamirauá ao promover, entre os dias 30 de abril e 1º de maio, o curso de Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão (melíponas), para 12 moradores da Floresta Nacional de Tefé, na comunidade de Bom Jesus. A primeira atividade do curso foi a construção das caixas para demonstração de como é realizada a transferência das abelhas dos troncos para as caixas colméias.

Em seguida, noções teóricas sobre os tipos de abelhas, sua organização social, morfologia, além da captura no mato dos animais foram disseminadas. O curso foi ministrado por Rinéias Farias e Jacson Rodrigues, que fazem parte do Programa de Agricultura Familiar do Instituto Mamirauá, em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo Farias, o aprendizado vai permitir que mais moradores desenvolvam uma atividade sustentável, diminuindo a pressão sobre as abelhas e disponibilizando a produção nas comunidades. Os participantes terminaram o encontro com a construção de oito caixas. Eles aprenderam que as caixas foram desenvolvidas para facilitar o manejo das abelhas, a extração e a produção de mel, pólen e cera.

De acordo com os instrutores, a Amazônia é campeã mundial em abelhas sem ferrão, o que estimula a produção, pois os equipamentos são de baixo custo. As abelhas podem ser criadas em qualquer lugar, sem oferecer risco às pessoas e aos animais. As ferramentas são comuns, de fácil acesso e não necessitam de muito tempo para o desempenho das atividades. A produtividade de abelhas sem ferrão é considerada modesta (uma colméia produz em média 2 a 5 quilos por ano), enquanto que as abelhas com ferrão são consideradas de alta produtividade (uma colméia produz em torno de 70 quilos de mel por ano).

A capacitação contempla ainda mais dois encontros. Na próxima etapa, serão apresentados os predadores e os mecanismos de proteção das abelhas e no terceiro serão vistos os processos de coleta dos produtos das abelhas, seus derivados e beneficiamento.
Por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: