Mamirauá inicia sua participação na SBPC 2011

Publicado em: 11 de julho de 2011

11/07/2011 - O Instituto Mamirauá iniciou ontem, em Goiânia, sua participação na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema "Cerrado: Água, Alimento e Energia". A cerimônia de abertura ocorreu no domingo, dia 10, no campus da Universidade Federal do Goiás (UFG), com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Os expositores do Instituto Mamiraua, Maria Cecí­lia Gomes, líder do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (GPIDATS), o coordenador do Núcleo de Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (Nidats), Josivaldo Modesto, e Fernada Silva, bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) doCNPq, acompanharam a cerimônia.

Durante seu pronunciamento, Mercadante enfatizou que os recursos dos royalties do petróleo continuem focados na ciência, tecnologia e inovação. "Precisamos preparar a sociedade para o conhecimento. Dessa forma, entendemos que a C,T&I façam parte do desenvolvimento do país e que sejam ainda de papel estruturante nas polí­ticas publicas. Se for aprovado do jeito que vamos pulverizar os recursos e perder uma oportunidade única de proporcionar um futuro sólido para o país. Entretanto, fico feliz quando vejo governadores se sentarem à mesa para construir um novo acordo e, principalmente, quando concordam com a tese que devemos priorizar a ciência, a tecnologia, a inovação e o meio ambiente", enfatizou.

Nesta manhã, houve a abertura oficial da ExpoT&C, a mostra de ciência e tecnologia, com participação das unidades de pesquisa do Brasil. O Instituto Mamirauá contou com a participação de seu Diretor Geral, Helder Queiroz, que recebeu o Ministro, Aloizio Mercadante. A exposição segue até a sexta-feira e os visitantes poderão acompanhar a maquete da casa flutuante, que reproduz uma das bases de pesquisa do Instituto Mamirauá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. na ExpoT&C também serão apresentados os vídeos "Fornos e Fogões Ecológicos" produzido pelo Programa Qualidade de Vida e a exposição fotográfica "Pirarucu Z-32", do fotógrafo Rafael Castanheira.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: