Jogando em prol da conservação da Amazônia

Publicado em: 17 de outubro de 2014

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as pessoas que visitaram o Instituto Mamirauá tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos recentes desenvolvidos pela instituição. Um deles é o aplicativo para Iphone Conserve a Amazônia. Esta é uma iniciativa de Alicia Choo, que coordena a empresa Choofca Games, e do Instituto Mamirauá. A ideia do aplicativo é divulgar ainda mais o trabalho da instituição, principalmente para o público internacional.

Os visitantes, principalmente as crianças, gostaram muito da novidade. Meninos e meninas se juntavam em frente aos aparelhos e diversos dedos moviam freneticamente os animais, para mudar de fase e avançar no jogo. Gustavo Dias, de oito anos, contou que gostou muito da brincadeira:  "O jogo mostra que a gente tem que cuidar da natureza, tem que cuidar dos animais." 

O jogo está disponível para download na loja da Appstore. 50% da renda proveniente da compra de upgrades será doada ao Instituto Mamirauá. Cada jogador pode se divertir e colaborar com as pesquisas que são realizadas em prol da conservação da biodiversidade e do manejo participativo dos recursos naturais da Amazônia.

Como jogar

O jogo é voltado ao público infantil e traz sete animais como personagens principais: a onça-pintada; o macaco uacari; a preguiça; o peixe-boi; o jacaré; o boto e o acará disco. Do tipo match 3, o jogador precisa  alinhar três animais iguais para somar pontos. "Eu gostei do jogo. Tem um monte de animais e a gente tem que formar eles de três. Tem o jacaré, que a gente tem que juntar os 3. Aí quando a gente junta três faz ponto", contou Douglas Fernandes, de nove anos, que depois de algumas partidas já estava ensinando aos colegas suas táticas no jogo.

Alguns elementos surpresas também aparecem na tela, como o já citado acará disco, peixe ornamental que tem diversas cores e é um curinga, que pode formar trios e quartetos com os outros animais. Já a área desmatada atrapalha seu jogo e só desaparecerá com a ajuda de um comunitário morador da reserva. Cada um desses elementos é um ícone diferente dentro do jogo e aparece conforme o jogador vai mudando de fase.  O jogo também traz informações extras sobre cada um dos animais personagens, sobre o trabalho do Instituto Mamirauá e de seu fundador, o primatólogo José Márcio Ayres.

Por Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: