Instituto Mamirauá sediará encerramento da 11º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Publicado em:  5 de dezembro de 2014

Nos dias 9 e 10 de dezembro, ocorrerão as atividades de encerramento da 11º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado do Amazonas. Neste ano, o evento será realizado em Tefé (AM), na sede do Instituto Mamirauá. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI - AM) e conta com o apoio do Instituto Mamirauá.

Anualmente o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Neste ano, o tema da 11ª edição da Semana é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Para o Ministério, esse tema possibilitará vincular a produção de conhecimento científico e tecnológico aos desafios sociais que vivemos, abordando a ciência como um instrumento de transformação social e desenvolvimento humano. 

Para o evento de encerramento, palestras ocorrerão na sede do Instituto Mamirauá, envolvendo diversas instituições que atuam no Amazonas.  Estarão presentes pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá, além de representantes da  SECTI - AM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). Maria Cecilia Gomes, Coordenadora de Pesquisa do Instituto Mamirauá, lembra que "a interação entre as instituições presentes, promovida nesse evento, possibilita um debate construtivo, além da criação e fortalecimento de parcerias".

Não será necessário realizar inscrição para participar das atividades. Maria Cecilia acrescenta que "um dos destaques da programação será a palestra de Douglas Falcão, coordenador da SNCT do MCTI. E além de assistirem às palestras, os visitantes também poderão conhecer algumas peças do acervo de peixes e mamíferos, além de espécies vegetais da região".

Confira a programação completa:

9 de dezembro

 

 

9h30h – 10h

Mesa de abertura

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI - AM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM)

10h – 11h

 Mapa da Ciência no Amazonas, com Moisés Coelho (SECTI)

11h – 14h

Intervalo para o almoço

14h – 14:40h

Saneamento rural como promotor de desenvolvimento, com Maria Cecilia Gomes (Pesquisadora do IDSM)

14:40h – 15:20h

Energias Renováveis, com  Otacílio Soares Brito (Técnico do IDSM)

10 de dezembro

10h – 11h

 

Popularização da Ciência e Tecnologia no Brasil: A polí­tica pública do Ministério de Ciências, tecnologia e Inovação, com Douglas Falcão (MCTI)

11h – 12h

Incubadoras de empresas, com Leonardo Rodrigo (INPA)

12h – 14h

Intervalo para o almoço

14h – 15h

Agricultura migratória na Reserva Amanã: Potencialidades do uso de geoctenologias para o monitoramento do uso do solo e transformações na paisagem, com Jéssica dos Santos (Pesquisadora do IDSM)

15h– 16h

 

Centro Vocacional Tecnológico: Tecnologias Sociais na Amazônia, com Sandro Regatieri (Gestor do CVT - IDSM)

16h– 17h

 

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM): Desafios para o ensino médio integrado no contexto amazônico, com José Eurico Ramos de Souza (IFAM/UFAM)

17h

Lançamento do livro: "A mortalidade de jacarés e botos associada à pesca da piracatinga na região do Médio Solimões – Amazonas, Brasil", de autoria de Robinson Botero-Arias, Diogo de Lima Franco e Miriam Marmontel. Encerramento

Local: Instituto Mamirauá. Estrada do Bexiga, 2.584 - Bairro Fonte Boa - Tefé (AM).

Texto: Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: