Instituto Mamiraua recebe visita de George Schaller e Peter Crawshaw

Publicado em:  1 de setembro de 2014

O Instituto Mamirauá recebeu neste final de semana a visita de George Schaller e Peter Crawshaw, ambos importantes pesquisadores que trabalham em prol da conservação. Schaller é conservacionista sênior da Wildlife Conservation Society e vice-presidente da Panthera. Estas duas instituições são renomadas instituições internacionais, cujo trabalho é fundamental para a conservação de importantes ecossistemas.

Os pesquisadores vieram participar de algumas reuniões sobre a conservação de onças na região de atuação do Instituto Mamirauá. Desde 2004, o Instituto Mamirauá desenvolve pesquisas que têm por objetivo entender a ecologia da onça-pintada nas florestas inundáveis de várzea, para fundamentar ações de conservação da espécie na Amazônia. O Instituto Mamirauá também conduz o único monitoramento de longo-prazo de onças-pintadas na Amazônia Brasileira.

Na oportunidade, Schaller também conversou com pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá. "É um prazer estar aqui. Durante os anos de 1970 Márcio Ayres e eu trabalhamos juntos na Wildlife Conservation Society, e na última vez que nos vimos ele disse que eu deveria conhecer Mamirauá. Infelizmente em seguida ele faleceu. Então para mim é muito especial visitar esta região pela primeira vez, ainda mais vendo tantas pessoas trabalhando por esta bonita floresta e pela sua vida selvagem", disse Schaller, ao iniciar sua palestra.

Durante cerca de duas horas, o pesquisador apresentou sete dos principais projetos com os quais esteve envolvido em sua carreira, na Ásia, África e América do Sul. Este trabalho contribuiu diretamente para a conservação dos mais ameaçados animais do planeta, como o gorila da montanha no Congo, o leopardo das neves na Mongolia, a onça-pintada no Brasil, o panda gigante na China, o tigre na Índia, o leão na Tanzânia, o carneiro selvagem no Himalaia, e o antílope tibetano e iaque selvagem no Tibete.

Por Vanessa Eyng

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: