Instituto Mamirauá realiza seminário de captação de recursos

Publicado em: 14 de agosto de 2018

Evento aconteceu na sede do instituto, na cidade de Tefé, e ofereceu palestra de João Paulo Vergueiro, da Associação Brasileira de Captadores de Recurso (ABCR)

Trazer recursos para uma organização é um desafio que aumenta em tempos de instabilidade econômica. Planejamento, tempo e uma equipe dedicada são essenciais nesse trabalho, que foi tema do I Seminário de Captação de Recursos do Instituto Mamirauá. O evento aconteceu na sede da instituição em Tefé, estado do Amazonas.

O seminário foi organizado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Nits) do Instituto Mamirauá. Realizada em 24 e 25 de julho, a programação reuniu pesquisadores, técnicos e funcionários do setor administrativo da instituição, que é uma organização social e unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

De acordo com Tabatha Benitz, do Nits, "é importante falar de captação de recursos porque todos na instituição são captadores. Trazer essas informações de como a gente pode captar de maneiras diferentes, além do formato de editais, o que mais existe como opções e quais as estratégias possíveis. Para podermos diversificar as fontes e tentar atingir a sustentabilidade financeira da instituição".

Palestras e minicurso na programação

João Paulo Vergueiro foi o convidado especial do seminário, realizando uma palestra no dia 24 sobre as diretrizes da captação de recursos. Especialista em administração pública, João Paulo é o atual diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), nacionalmente a maior organização no setor.

Para o administrador, captar recursos "de forma perene e estratégica, aproximando doadores que acreditam no trabalho que elas realizam, faz com que as organizações tenham muito mais impacto e legitimidade".

No mesmo dia, Tabatha Benitz ministrou uma palestra com foco na Polí­tica Institucional de Captação de Recursos para o Instituto Mamirauá.

Já na quarta-feira (25), os participantes do seminário tiveram o minicurso "Sustentabilidade Financeira das Organizações", no qual foram abordados fundamentos da captação de recursos, plano de captação, formas de captar, estratégia e planejamento.

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: