Instituto Mamirauá realiza curso de multiplicadores de turismo de base comunitária

Publicado em: 18 de abril de 2013

O Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá promoveu, de 09 a 13 de abril de 2013, a terceira edição do Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária, voltado para dez integrantes do Parque Nacional Natural Amacayacu, Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Segundo Fernanda Sá, coordenadora do programa, o curso é promovido anualmente e tem por objetivo formar multiplicadores para o manejo do recurso cênico de ambientes naturais, por meio da atividade de turismo de base comunitária com foco na conservação. 

O curso foi realizado com a promoção de atividades teóricas, nos dias 09 e 10, com palestras sobre a contextualização histórica da criação da Reserva Mamirauá, do Programa de Turismo de Base Comunitária e da Pousada Uacari, a atividade de ecoturismo em Unidades de Conservação: estudos de caso e legislação, a preocupação ambiental nas atividades de ecoturismo: mudanças sociais no turismo e técnicas de planejamento e gestão na atividade ecoturística. 
 
De 11 a 13, o grupo visitou a Pousada Flutuante Uacari, localizada na Reserva Mamirauá. Os participantes realizaram diversas atividades, dentre elas: visita ao setor de lazer da Pousada, passeio no Lago Mamirauá, passeio de canoinha, palestra sobre a gestão do empreendimento e  visita a comunidade do Caburini para conhecer o histórico da comunidade, escola, artesanato, sistema de comunicação, dança e modos de vida.
 
Também conheceram a Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo de Mamirauá  (AAGEMAM), onde puderam conhecer a história da organização, realidade, desafios, trabalho no sistema de rodízio, método de inclusão e treinamento de novos associados. Ao final, os participantes realizaram uma avaliação de tudo o que foi apresentado e vivenciado durante as atividades.                                  
     
Para Júnia Borges, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais, tudo que foi apresentado e vivenciado durante o curso foi fantástico, muito produtivo e intenso, pois a Reserva Mamirauá tem uma realidade diferente das outras iniciativas. "Na minha região de atuação, nós poderíamos utilizar as técnicas da equipe multidisciplinar (pesquisadores, turismólogos, biólogos, sociólogos comunitários e demais profissionais), pois o Instituto Mamirauá conta com uma equipe competente onde todos trabalham com um único objetivo", afirmou Júnia. 
 
Texto: Francisco Rocha
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: