Instituto Mamirauá participa do 2º Encontro de Meliponicultores do Médio Solimões

Publicado em:  9 de novembro de 2017

Técnico do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto Mamirauá, Jacson Rodrigues, irá palestrar sobre o manejo de abelhas nativas sem ferrão

Os criadores de abelhas nativas na região de Tefé, representantes de instituições e técnicos irão se reunir amanhã, dia 10, para o 2º Encontro de Meliponicultores do Médio Solimões. O evento acontecerá a partir das 8h15, na sede da prefeitura de Tefé. O técnico do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC), Jacson Rodrigues, abrirá o evento com palestra sobre o manejo de abelhas sem ferrão.

A segunda edição do encontro será promovida pela Associação de Produtores Agroextrativista da FLONA de Tefé e Entorno (Apafe), com o apoio do Instituto Mamirauá, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Produção e Abastecimento do município de Tefé e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Tefé.

Dando início à discussão, o técnico do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto Mamirauá, Jacson Rodrigues, irá palestrar sobre o manejo de abelhas nativas sem ferrão no Amazonas. "Vamos discutir o panorama das regiões e munícipios onde há a iniciativa da criação de abelhas nativas sem ferrão, como estão estabelecidas as redes de grupos e polí­ticas públicas que estão sendo pensadas. " Além disso, o técnico deverá abordar como está a cadeia produtiva dos produtos das abelhas (mel e pólen), os mercados locais e regionais e a necessidade da padronização de algumas práticas de manejo.

De acordo com Jacson, o encontro é um momento crucial, uma vez que reúne alguns atores chaves envolvidos na atividade, tais como: criadores, técnicos, agentes multiplicadores, representantes de agentes públicos, entre outros. "É um momento para nivelar as informações gerais relacionadas à atividade e pensar nos desafios da cadeia produtiva dos produtos com a perspectiva de alavancar a atividade de forma sustentável na região do Médio Solimões", afirmou o técnico.

Encontro de Meliponicultores do Médio Solimões

Quando: sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Local: Sede da prefeitura de Tefé

Horário: 8h15

Texto: Laís Maia 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: