Instituto Mamirauá participa de Fórum de Responsabilidade Social

Publicado em: 29 de novembro de 2014

Onze instituições, entre as quais o Instituto Mamirauá, estiveram reunidas em Manaus, participando do Fórum de Responsabilidade Social - 2014. O evento ocorreu no dia 13 de novembro e teve como objetivo apresentar novos projetos patrocinados pela Petrobras na Região Norte do país.

Após a abertura, ocorreu a assinatura simbólica dos contratos entre a Petrobras e aquelas instituições. Na segunda parte das atividades, cada um dos novos projetos teve espaço para uma breve apresentação. Otacílio Brito, técnico do Instituto Mamirauá, foi o responsável por apresentar o projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio. Otacílio ressaltou que o objetivo do projeto é "promover o conhecimento sobre energias renováveis e comunicação comunitária para 120 jovens da cidade de Tefé, buscando oportunizar o fortalecimento de capacidades e habilidades técnicas profissionais. A ideia é aliar as tecnologias de sistema fotovoltaico com as de radiodifusão comunitária, em um sistema de alto falante".

O técnico também reforça que, "em uma região de grande incidência solar como a Amazônica, o sistema de energia fotovoltaica apresenta-se como uma importante solução para o abastecimento energético sustentável e socialmente justo, inclusive em larga escala, para as populações rurais e ribeirinhas". 

Energia Solar nas Ondas do Rádio terá módulos específicos sobre comunicação comunitária. Para Otacílio, "este projeto, em parceria com a Petrobras, vai consolidar muito essa parte: o repasse das técnicas de jornalismo radiofônico funcionará como incentivo para a juventude se transformar em agentes produtores e disseminadores de suas próprias informações".

O evento foi bastante produtivo ao aproximar as instituições presentes: "Nos conhecemos e foi possível trocarmos experiências. Foram 11 projetos de cunho social, que tem como foco comum a melhoria da qualidade de vida das pessoas da Região Norte", conta Otacílio. 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: