Instituto Mamirauá participa de atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente em Tefé (AM)

Publicado em: 11 de junho de 2014

A Rede de Educação Ambiental do Médio Solimões, da qual o Instituto Mamirauá faz parte, comemorou o dia Mundial do Meio Ambiente através de várias atividades realizadas em Tefé.  A praça Remanso do Boto foi palco para as instituições que atuam na cidade apresentarem e compartilharem seus trabalhos.  
 
Camila Pires, bióloga e educadora ambiental do Instituto Mamirauá, lembrou que "a Semana de Meio Ambiente de Tefé, que teve como tema central a Agricultura familiar e segurança alimentar, foi organizada pela Rede de Educação Ambiental do Médio Solimões, composta pelas instituições 16ª Batalhão de Infantaria da Selva, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Instituto Mamirauá. Como todas essas instituições desenvolvem atividades relacionadas ao meio ambiente, acreditamos que trabalhando em conjunto teremos mais condições de estimular a conscientização e a ação da população tefeense em prol do Meio Ambiente". 
 
O Instituto Mamirauá apresentou trabalhos que realiza com peixes-boi e botos, distribuindo cartilhas educativas sobre os temas.  O Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis mostrou os resultados de suas análises da qualidade da água na cidade. Já os Programas de Qualidade de Vida e Manejo de Agroecossistemas levaram para a praça produtos da agricultura familiar que recebem assessoria do Instituto, como mel e geleias.  Além disso, alunos do Centro Vocacional Tecnológico prepararam uma apresentação musical.
 
O sucesso ficou por conta do jogo "Trilha ecológica". Resultado do trabalho do grupo de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá, o jogo é um grande tabuleiro que permite aos participantes entrarem no jogo e percorrerem as casas, aprendendo sobre diversas espécies, sobre conservação ambiental e, principalmente, sobre boas práticas de utilização dos recursos naturais.
 
Para finalizar as ações da Semana do Meio Ambiente, a Rede de Educação Ambiental do Médio Solimões promoveu uma caminhada ecológica pelas ruas de Tefé. No percurso, os presentes plantaram mudas de árvores. 
 
Por  Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: