Instituto Mamirauá inicia projeto com mapeamento participativo
Publicado em: 20 de outubro de 2014
Articular parcerias e fomentar espaços de diálogo entre manejadores, professores, comunidades e alunos são algumas das ações desenvolvidas pelos educadores ambientais do Instituto Mamirauá. O fomento a esses espaços possibilita a construção e compreensão de temas importantes e encaminha o grupo para ações e resultados práticos. Nesse contexto, a atividade de mapeamento participativo configura-se como uma atividade que leva o participante a pensar em seu território, possibilitando a comunidade a realizar o seu próprio diagnóstico, compartilhando experiências, visualizando seus problemas e analisando os seus conhecimentos. No âmbito do projeto Cantinho da Ciência possibilita compreender quais são as espécies vegetais mais utilizadas pelos comunitários, as áreas e épocas de ocorrência dessas espécies e o estado de conservação das mesmas.
Com esse objetivo, entre os dias 16 e 23 de setembro de 2014, as educadoras ambientais Claudia Santos e Camila Pires, acompanhadas pelo técnico florestal Eliney Castro e a aluna do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Izabel de Melo Carvalho, estiveram nas comunidades Ingá, SÃtio Fortaleza e Barroso na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e nas comunidades Nova Betânia e Vista Alegre na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, desenvolvendo atividades de mapeamento participativo. Nessa atividade, foram definidas as áreas para coleta de semente, as espécies de interesse e as espécies a serem coletadas. Também foram construÃdos calendários de atividades que orientarão as próximas ações. Dentre essas ações estão as atividades de observação e coleta de sementes, coleta de substrato e a construção dos mini viveiros.
Essa não é a primeira ação do projeto. Desde março, as educadoras têm ido às comunidades, desenvolver atividades com alunos e professores. Na atividade de mapeamento, foi notado que apesar de os participantes conhecerem muitas espécies alguns não conhecem a época de floração e frutificação das mesmas, bem como as caracterÃsticas estruturais de muitas sementes, por isso, uma atividade especial também será desenvolvida pelos participantes: eles irão observar e acompanhar algumas espécies de árvores, buscando notar e anotar a época de floração, época de frutificação, e caracterÃsticas morfológicas que possam achar interessante serem registradas. Todas essas informações serão sistematizadas e organizadas em formato impresso para que possam servir de subsÃdio ao trabalho dos manejadores, comunitários professores e alunos.
Texto: Claudioney Guimarães
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