Instituto Mamirauá captura mais uma onça-pintada na Amazônia

Publicado em: 18 de março de 2014

Uma onça-pintada foi capturada, na última semana, por pesquisadores do Instituto Mamirauá, na Amazônia. É o décimo quinto felino capturado para monitorar a espécie na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O espécime, um macho adulto, foi encontrado em uma trilha que fica nos arredores da Pousada Uacari. 
 
Segundo o pesquisador Emiliano Ramalho, coordenador do Projeto Iauaretê, o animal estava em ótimas condições de saúde. "A onça-pintada capturada era um animal adulto, saudável, e tinha 47 quilos. As cicatrizes no rosto indicam que ele provavelmente já teve que se confrontar com outras onças-pintadas para se reproduzir", afirmou. Essa é uma região com alta densidade de onças e com grandes possibilidades de avistamentos. 
 
Para capturar as onças-pintadas, trinta armadilhas de laço foram utilizadas, espalhadas em seis trilhas identificadas como locais de passagem desses animais. Durante a campanha, a equipe percorreu diariamente as trilhas para verificar as armadilhas e se alguma onça-pintada havia sido capturada. Ao mesmo tempo, a equipe avaliava os vestígios da presença de onças-pintadas na área, para aproximar as armadilhas dos locais onde as onças estavam andando durante a campanha. 
 
O animal foi sedado e os pesquisadores recolheram amostras biológicas para análises. O espécime recebeu um colar VHF/GPS para que seus passos possam ser monitorados e foi solto na floresta após a coleta desses dados. Os pesquisadores continuarão o trabalho de captura na região até o começo de abril. "As informações coletadas pela equipe do Projeto Iauaretê do Instituto Mamirauá servirão também para nortear estratégias de conservação da espécie e reduzir o conflito com populações humanas da região", disse Emiliano. 
 
Texto: Eunice Venturi e Paulo Araujo
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: