Instituto Mamirauá abre inscrições para curso de gestão compartilhada de recursos pesqueiros

Publicado em:  1 de fevereiro de 2013

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com inscrições abertas para o "Curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu". O objetivo desta quarta edição é formar multiplicadores amazônidas para o manejo participativo da espécie. As inscrições vão até o dia 15 de março de 2013 e interessados poderão efetivar seu interesse, enviando um e-mail para pesca@mamiraua.org.br, atendendo aos requisitos do edital (disponível aqui). 

 
O curso acontecerá no período de 15 a 25 de abril, em Tefé (AM). A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais da Amazônia, que pretendem implementar ou já estejam assessorando sistemas de manejo participativo de pirarucu. 
 
"Nossa proposta parte da experiência acumulada em 14 anos do Programa de Manejo de Pesca, do Instituto Mamirauá, na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas da Amazônia", afirmou Ana Cláudia Torres, coordenadora do programa. Além disso, a proposta promoverá um intercâmbio de experiências por meio da formação de multiplicadores que possam promover a conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia, com o manejo participativo.
 
O conteúdo do curso será dividido duas etapas, sendo uma delas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. "Em campo, trabalharemos os temas "contar" e "pescar" que contam com os comentários/relatos dos manejadores. Como em abril está tudo cheio, o que fazemos é uma representação da contagem", disse Ana Cláudia. Atividades teóricas incluem as bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações; histórico e panorama geral do Manejo Participativo de Pirarucu nas Reservas Mamirauá e Amanã; introdução à ecologia do pirarucu; desenvolvimento do método de contagem de pirarucu; entre outros. 
 
Para saber mais sobre o Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, acesse www.mamiraua.org.br/manejodepesca.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: