Instituição do Pantanal visita Pousada Uacari para conhecer iniciativa de turismo de base comunitária

Publicado em: 23 de Janeiro de 2013

O Instituto Ecoa, organização não-governamental que atua no Pantanal, visitou o Instituto Mamirauá, entre os dias 18 e 22 de janeiro, para conhecer a iniciativa de turismo de base comunitária desenvolvida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O grupo, formado por seis pessoas, entre especialistas da Instituição e moradores de duas regiões do Pantanal (Serra do Amolar e Estrada Parque Pantanal), ficou hospedado na Pousada Uacari, acompanhando a rotina do empreendimento. 

Segundo Fernanda Sá, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária, a visita representa um reconhecimento à iniciativa e ao trabalho que é desenvolvido pelo Instituto Mamirauá desde 1998, com o objetivo de criar uma alternativa econômica às comunidades e contribuir para a conservação dos recursos naturais. O grupo realizou parte das atividades desenvolvidas por turistas como trilhas interpretativas, passeio de canoa e visita ao Lago Mamirauá. Também acompanhou uma pesca tradicional, visitou a comunidade Sítio São José e assistiu a uma palestra sobre o Instituto Mamirauá. 
 
"Nós pudemos presenciar que essa interação entre o turismo e a pesquisa é importante para potenciar a atividade turística", afirmou André Luiz Siqueira, presidente do Instituto Ecoa. A Pousada Uacari foi criada em 1998 como uma alternativa às restrições ao Plano de Manejo da Reserva Mamirauá. Já gerou mais de 1,5 milhões de reais de renda para as populações locais.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: