Iniciativa de turismo de base comunitária é apresentada em Santarém

Publicado em: 10 de fevereiro de 2014

O Instituto Mamirauá, por meio do Programa de Turismo de Base Comunitária, participou do curso ministrado pelo Serviço Florestal Americano aos servidores Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém (PA). O curso focou no planejamento do uso público de unidades de conservação. O técnico em gestão participativa, Pedro Nassar, expôs o projeto da Pousada Flutuante Uacari. A palestra ocorreu no dia 06 de fevereiro e foi uma das ações ocorridas no capacitação.
 
O curso foi ministrado por professores vinculados ao Serviço Florestal de Montana (EUA) e teve duas semanas de duração. O Instituto Mamirauá foi chamado por ter, com a pousada, um modelo bem sucedido. A experiência chamou atenção dos organizadores que pediram ao instituto que ministrasse uma das palestras. O convite teve objetivo de mostrar a experiência para que haja intervenções parecidas em outras locais.
 
A apresentação de Nassar foi focada em quatro tópicos: histórico, desafios, participação comunitária e o trade turístico. O técnico mostrou todo o processo de implantação da pousada e os objetivos do projeto. Ele conta que aliar a conservação dos recursos naturais com um trabalho com a comunidade faz parte dos objetivos de da pousada.
 
A Pousada Uacari é uma alternativa para a geração de recursos diretos aos moradores do setor Mamirauá. Os comunitários passam por capacitações antes de iniciarem os trabalhos na pousada. O Programa de Turismo de Base Comunitária colabora na divulgação das atividades do Instituto Mamirauá.
 
Para o técnico, a resposta dos participantes foi muito boa, tanto que ele ficou por quase duas horas explicando e tirando dúvidas dos presentes, inclusive dos professores estadunidenses. 
 
Texto: Paulo Henrique Araujo

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: