IDSM realiza curso “Arqueologias e Patrimônios Culturais” para professores da rede pública de ensino de Tefé

Publicado em: 14 de outubro de 2022

Entre os meses de agosto e setembro ocorreu o primeiro curso de Arqueologias e Patrimônios Culturais, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), voltado para docentes do Ensino Fundamental II das escolas públicas do município de Tefé (AM). Ao todo participaram 40 professores dos cursos de história e geografia de seis escolas municipais.


Com o tema “Arqueologias e Cidadanias”, a capacitação contou com aulas expositivas, indicação de leituras e atividades práticas no Laboratório e Acervo da Arqueologia. Ao longo de quatro dias, os sete ministrantes da capacitação abordaram diferentes temas como arqueologia amazônica, arqueologia no médio rio Solimões, legislações e acordos internacionais de preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro, educação patrimonial e ambiental, bem como metodologias participativas para que possam ser aplicadas em salas de aula. 

A capacitação faz parte das atividades do GP Arqueologia e é uma continuidade do projeto “Divulgação científica do patrimônio arqueológico nas comunidades ribeirinhas da RDS Amanã e Flona Tefé: ciência, educação e cultura na promoção do desenvolvimento local”, financiado pela FAPEAM em 2021 através do Edital 003/2021 – POP C, T & I, e que gerou a publicação do livro didático “Arqueologia e conhecimentos tradicionais nas comunidades ribeirinhas: da terra para lousa”, organizado por Maurício Silva, Eduardo Tamanaha e Márjorie Lima.

Foto Karina Ribeiro - Aula Pratica no Laboratório de Arqueologia
Foto Karina Ribeiro - Palestra Sobre Metodologias - Participativas com Sônia Rampim
Foto Gabriela Pinheiro - Encerramento do Curso

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: