Gincana de Meio Ambiente é promovida em Alvarães

Publicado em:  6 de junho de 2011

06/06/2011 - O Instituto Mamirauá, em parceria com a Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Alvarães, promoveu a XI Gincana de Meio Ambiente e a IX Semana Márcio Ayres, entre os dias 1º e 4 de junho, em Alvarães. O evento reuniu milhares de estudantes, além de entidades locais e representantes da sociedade civil. A comemoração teve início com a palestra "Unidades de Conservação e importância da conservação da Várzea amazônica" proferida pelo educador ambiental do Instituto Mamirauá, Sandro Augusto, na Câmara de Vereadores de Alvarães.
 Durante toda a semana houve diversas palestras nas escolas e no Ginásio Emelino Vieira, onde foram montados stands dos Programas de Manejo do Instituto Mamirauá. Pôsteres, cevaciclo, maquetes do Sistema de Manejo Florestal Comunitário, rádio comunitária, peixes taxidermizados e Sistema de Bombeamento de água por Energia Solar foram os stands mais visitados.
Na cerimônia promovida dia 3, foram entregues às instituições o Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e foi lançado o livro "Memórias de Mamirauá" de autoria da historiadora Edna Ferreira Alencar. O evento contou com a presença dos representantes das escolas estaduais e municipais, Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Meio Ambiente, Colônia de Pescadores e Sindicato de Pescadores de Alvarães.
 A Semana de Meio Ambiente foi encerrada no dia 04 de junho com a realização da XI Gincana de Meio Ambiente realizada pelo Instituto Mamirauá e a 1ª Gincana realizada pela Coordenação de Meio Ambiente de Alvarães. Três escolas participaram: Gilberto Mestrinho, Johanes Petrus e Atanázia Frazão.
 Milhares de pessoas participaram do evento, entre estudantes, população de Alvarães e autoridades locais como o prefeito, Mário Litaiff. A escola campeã foi Johanes Petrus, que recebeu uma tevê 29", além de bola e troféu. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Atanázia Frazão com um Kit esportivo para futsal e em terceiro lugar, a Escola Estadual Gilberto Mestrinho que recebeu um kit esportivo voleibol.
 A gincana surpreendeu a todos, com a mobilização da cidade, e o empenho das escolas, com a participação dos alunos, professores e até os amigos das escolas, que contribuíram para realização da gincana. "A Gincana Ecológica é um evento muito importante e proporciona para as escolas, o conhecimento que é adquirido pelos alunos e professores, através das provas que são realizadas. Um exemplo foi a prova de perguntas e respostas que teve 99% de acerto com relação aos conteúdos sobre as cartilhas Peixes das Amazônia, produzidas pela Sociedade Civil Mamirauá", avaliou Cláudia Santos, educadora ambiental do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá.

por Comunicação Comunitária

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: