Ferramenta irá disseminar conhecimento sobre biodiversidade Amazônica

Publicado em:  2 de julho de 2011

 02/07/2011 - Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) estão desenvolvendo, em parceria com Instituto Mamirauá e o Museu Emílio Goeldi, uma nova ferramenta que promete disseminar ainda mais o conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia. O Wikiflora ou Wikibio, uma espécie de Wikipedia florestal, está em fase embrionária e pretende ser apresentado pelos pesquisadores na Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em junho de 2012.
 De acordo com Helder Queiroz, Diretor Geral do Instituto Mamirauá, a nova plataforma poderá unir também experiências anteriores no sentido de desenvolver ferramentas de tecnologia da informação para armazenar e gerenciar as informações a respeito da biodiversidade Amazônica.
 Na semana passada, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) anunciou uma parceria com a IBM para o desenvolvimento da plataforma digital que vai abrigar a wikiflora. Hoje, existe até um domínio da ferramenta na internet, o wikiflora.org, mas o modelo conceitual dessa plataforma ainda está em fase de elaboração (Com informações de midianews.com.br).

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: