Experiência bem-sucedida de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá é apresentada em evento nacional
Publicado em: 6 de junho de 2015
Foto: Edu Coelho |
Promover atividades turÃsticas engajadas com a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento local. O Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua há mais de 15 anos com esse objetivo, promovendo a assessoria técnica para as comunidades da Reserva Mamirauá, no Amazonas, para a prestação de serviços turÃsticos na Pousada Uacari. Os resultados bem-sucedidos dessa e de outras iniciativas do Programa foram apresentados durante evento realizado nos dias 25 e 26 de maio em Porto Seguro (BA).
O evento foi uma iniciativa da Rede Biomar, composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, e reuniu especialistas para o ciclo de palestras gratuitas "Diálogos com a Sociedade: Turismo Sustentável".
Fernanda Sá Vieira, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto, participou do evento como palestrante e falou sobre o histórico da Pousada Uacari, os desafios durante os dezessete anos de atuação e as perspectivas futuras. "Foi uma oportunidade de trocar experiências e contatos que podem gerar futuras parcerias institucionais. O retorno mais importante que esperamos é a disseminação da experiência e o compartilhamento dos aprendizados. Além disso, a contribuição dos participantes é muito gratificante, uma oportunidade de discussões ricas", disse Fernanda.
Atualmente, o Instituto Mamirauá compartilha a gestão da pousada com as comunidades locais. A proposta é que até 2022 esteja totalmente concluÃda a transferência para as comunidades, o que significa que os moradores locais terão completa autonomia na gestão da atividade.
Contribuir com geração de conhecimento sobre a criação, o desenvolvimento, a operação e o monitoramento de empreendimentos de turismo de base comunitária é um dos objetivos do Programa.
"Todo ano a gente tem convites para participar de eventos para compartilhar a experiência que a gente tem. Quando a gente vai nesses eventos tenta mostrar da forma mais clara possÃvel toda a nossa informação, para que essa experiência que a gente adquiriu ao longo desses 17 anos possa ser disseminada e possa auxiliar outras iniciativas de turismo", reforçou Fernanda.
Texto: Amanda Lelis
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico