Estudo constata viabilidade econômica do turismo científico com onça-pintada na Reserva Mamirauá

Publicado em: 16 de agosto de 2013

O turismo científico com atividades que envolvam a onça-pintada, seja o seu rastreamento por telemetria, seja a busca de seus vestígios é viável e pode reverter em renda para comunidades locais com relações sustentáveis com o ambiente. Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pelo biólogo Pedro Nassar, do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres do Instituto Mamirauá.

Uma pesquisa de mercado foi realizada com o envio de 267 questionários, em português e inglês, via internet para pesquisadores do meio acadêmico, gestores de unidades de conservação do Brasil, veterinários com experiência em vida selvagem (grupo técnico-científico), ecoturistas e operadoras de turismo (grupo de ecoturismo). O questionário continha 12 perguntas, sendo que as duas últimas eram restritas às operadoras de turismo.

Foram recebidos 92 questionários, 47 do grupo técnico-científico e 45 do grupo de ecoturismo. Ambos os grupos foram favoráveis à implementação do ecoturismo científico com onça-pintada na Reserva Mamirauá. Informação de qualidade, apoio à educação ambiental e à pesquisa e retorno financeiro às comunidades foram apontadas como as principais características que esse pacote deve oferecer.

Os impactos mais citados foram, pelo grupo técnico-científico, habituar a onça-pintada à presença humana e afugentar a espécie da sua área de vida, pelo grupo de ecoturismo. Como mitigação dos impactos, o grupo técnico-científico respondeu que os melhores métodos são limitar a quantidade de vezes da atividade de observação da onça-pintada, o número de grupos para visitação e o número de pessoas por grupo, enquanto que para o grupo de ecoturismo o mais importante é limitar o número de pessoas por grupo.

Nas simulações, o retorno financeiro seria dividido em 30% para as comunidades envolvidas, 30% para a pesquisa e 40% para a manutenção do programa de ecoturismo.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: