Estudantes do curso de técnico em meio ambiente realizam visita técnica à Pousada Uacari

Publicado em:  9 de julho de 2013

Estudantes do curso técnico em meio ambiente do Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam) de Alvarães realizaram no último sábado, dia 06, uma visita técnica à Pousada Uacari. O objetivo da visita foi realizar entrevistas com os funcionários da Pousada Uacari sobre as atividades de ecoturismo e aprender sobre o funcionamento do empreendimento sustentável.

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a operação da Pousada Uacari, visitaram as instalações e conheceram como a atividade turística, por meio do ecoturismo, pode promover a conservação do meio ambiente na Reserva Mamirauá e gerar renda para os comunitários que trabalham e vivem nas proximidades da pousada.

Segundo a professora Maria Nilce Ferreira, gerente do Cetam - Alvarães, a atividade foi muito importante, pois permitiu que os alunos vivenciassem na prática a disciplina "Ecoturismo" e aliassem os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, além de proporcionar a experiência do turismo sustentável e mostrar que é possível preservar o meio ambiente e ter um retorno financeiro por meio dessa atividade.

"Primeiro eu gostaria de frisar que nós fomos muito bem recepcionados e isso superou as expectativas, principalmente a atenção que recebemos do pessoal do ecoturismo e dos funcionários que prontamente responderam a todas as perguntas. Agradeço em nome dos alunos a todos do Instituto Mamirauá pela oportunidade, pois saímos satisfeitos com a recepção, acolhida e com a experiência maravilhosa que vivenciamos na pousada Uacari" enfatizou a professora.

Ao final da visita, os alunos assistiram ao vídeo "Líderes da Conservação", um documentário de curta duração protagonizado pelos próprios comunitários que fala sobre as mudanças ocasionadas com a criação das Reservas Mamirauá e Amanã e sobre as ações de conservação da biodiversidade, manejo de recursos naturais e qualidade de vida, desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá na região do médio Solimões.

Para Rosana Shado, engenheira florestal e professora ministrante da disciplina "Ecoturismo", essa oportunidade é muito importante para o profissional que irá trabalhar com o meio ambiente, pois permite que ele verifique in loco como funciona uma pousada que desenvolve o ecoturismo e como essa atividade preserva o meio ambiente e ainda gera renda.

"Foi bem bacana, correspondeu às expectativas dos professores e alunos que ficaram imensamente gratos. Foi extremamente importante, pois agora os alunos conhecem e sabem que existe uma pousada que trabalha pensando na sustentabilidade e isso foi fundamental para que eles entendam a importância de preservar a área onde se desenvolvem o ecoturismo, essa atividade complementou o aprendizado dos meus alunos", concluiu Rosana.

Texto: Francisco Rocha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: