Estudantes comentam participação em curso sobre energia solar e comunicação
Publicado em: 4 de setembro de 2015
Entre os dias 17 de agosto e 04 de setembro aconteceu a segunda etapa do projeto "Energia Solar nas Ondas do Rádio", desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, no município de Tefé (AM). Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), o projeto, patrocinado pela Petrobras, oferece cursos que buscam qualificar e aprofundar o conhecimento dos jovens em sistemas de energia solar capazes de colocar em funcionamento uma rádio comunitária. Os cursos têm carga horária total de 110 horas e são divididos em três módulos: Sistema de energia solar fotovoltaica, de 60 horas; Sistema de radiodifusão comunitária, de 30 horas e Programação e produção de conteúdos para radiodifusão comunitária, de 20 horas.
Esse módulo foi ministrado pelo professor do Cetam, João Felipe Bastos, que investiu em aulas práticas, para que houvesse boa fixação do conteúdo do curso pelos alunos. "Na primeira aula prática, os alunos montaram o painel solar e as baterias. Na segunda, o sistema de rádio e de energia solar. E, por último, tiveram que montar o sistema completo ligado a energia solar", disse.
Marcos dos Santos Rodrigues, aluno nesse módulo, trabalha como eletricista há dois anos e relata que o curso agregou em sua profissão, pois é um assunto inovador. "Para mim, o curso foi algo inovador. O que achei bom é que a energia solar não tem poluentes, eu achei interessante por essa parte. Eu nunca tinha visto e fiquei bem interessado", disse.
Para a aluna Jucilene Dias dos Santos abordar a rádio comunitária é importante. Ela acredita que seja uma solução para os moradores das comunidades próximas de Tefé. "É difÃcil a comunicação nas comunidades e o rádio é muito usado para mandar avisos. Então, é uma boa para tirá-los do isolamento ficando com mais acesso à comunicação", afirma.
As inscrições para a terceira etapa de cursos do projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio serão entre os dias 8 e 11 de setembro. Para se candidatar às vagas, os interessados necessitam ter mais de 18 anos, possuir ensino médio completo e ser morador do município de Tefé (AM). As aulas da nova turma terão início no dia 21 de setembro e terminam no dia 09 de outubro, na sede do Instituto Mamirauá.
Texto: Aline Fidelix
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico