Estudantes apresentam relatórios parciais de projetos de pesquisa

Publicado em: 24 de maio de 2013

Os pesquisadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Mamirauá (Pibic-Jr) apresentaram ontem, dia 23 de maio, os resultados parciais de seus projetos de pesquisa realizados de dezembro de 2012 a abril de 2013. Durante todo o dia, foram realizadas onze apresentações. Ao final, os estudantes responderam aos questionamentos feitos pelos expectadores e receberam orientações e sugestões dos orientadores e avaliadores.
 
Mirela Alves de Alencar apresentou o projeto "Levantamento de informações acerca da diversidade de frutíferas, hortaliças e legumes provenientes da agricultura familiar comercializadas na Feira Municipal de Tefé, AM". O objetivo da pesquisa é conhecer as principais espécies cultivadas por agricultores familiares comercializadas na Feira Municipal e adquirir informações sobre o conhecimento etnobotânico, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
 
Logo após, Jorge Oliveira da Silva Neto apresentou o projeto "Levantamento de informações acerca da pilhagem e domesticação de lontras e outros carnívoros na região de entorno do Lago Tefé". Este estudo tem por objetivo investigar a ocorrência de lontras, próximo a áreas urbanas na região do Lago Tefé e registrar casos de lontras retiradas da natureza de forma ilegal. 
 
Em seguida, o projeto intitulado "Dinâmica do Mercado Madeireiro No Município De Tefé - Médio Solimões - Amazonas", foi apresentado por Wesley Rodrigues Leão. O objetivo é elaborar um levantamento de dados em relação ao estoque de madeiras de movelarias, serralherias e carpintarias licenciadas e não licenciadas no município de Tefé. A apresentação ocorreu na sede do Instituto Mamirauá. 
 
Segue abaixo a lista das demais apresentações:
 
- Ana Beatriz Lira Lima: A presença indígena no Médio Solimões nos séculos XIX e XX.
- Jefferson Pires da Silva: Processos de aprendizagem entre jovens de origem rural e residência urbana.
- Joselma Palmeira da Costa: Análise da Gestão dos Resíduos Sólidos na cidade de Tefé.
- Jasmin de Souza Ortiz: Levantamento de informações acerca de resgates de peixes-boi (Trichechus inunguis) órfãos na Amazônia brasileira 1990-2012.
- Bianca Ramos Mendes: A percepção dos moradores de Tefé sobre abastecimento de água e a qualidade da água de consumo.
- Rodrigo da Silva Carvalho: Estrutura populacional dos Characídeos em cinco lagos da Reserva Mamirauá associados à macrofitas flutuantes.
- Hudson Pinheiro da Silva: Aspectos reprodutivos de duas espécies de ciclídeos na Reserva Mamirauá.
- Emily Gabriele Cavalier de Almeida: Identificação de Parteiras Tradicionais no bairro do Abial, município de Tefé.
 
O Programa de Iniciação Científica Jr é um instrumento de apoio teórico e metodológico que permite a inserção de estudantes - do ensino fundamental, médio e pós-médio na pesquisa científica. O programa tem por objetivo despertar a vocação científica de jovens talentos potenciais, incentivando a atividade científica. O programa é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).  

Texto: Francisco Rosa
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: