Estudantes apresentam relatórios parciais de projetos de pesquisa
Publicado em: 24 de maio de 2013
Os pesquisadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Mamirauá (Pibic-Jr) apresentaram ontem, dia 23 de maio, os resultados parciais de seus projetos de pesquisa realizados de dezembro de 2012 a abril de 2013. Durante todo o dia, foram realizadas onze apresentações. Ao final, os estudantes responderam aos questionamentos feitos pelos expectadores e receberam orientações e sugestões dos orientadores e avaliadores.
Mirela Alves de Alencar apresentou o projeto "Levantamento de informações acerca da diversidade de frutÃferas, hortaliças e legumes provenientes da agricultura familiar comercializadas na Feira Municipal de Tefé, AM". O objetivo da pesquisa é conhecer as principais espécies cultivadas por agricultores familiares comercializadas na Feira Municipal e adquirir informações sobre o conhecimento etnobotânico, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
Logo após, Jorge Oliveira da Silva Neto apresentou o projeto "Levantamento de informações acerca da pilhagem e domesticação de lontras e outros carnÃvoros na região de entorno do Lago Tefé". Este estudo tem por objetivo investigar a ocorrência de lontras, próximo a áreas urbanas na região do Lago Tefé e registrar casos de lontras retiradas da natureza de forma ilegal.
Em seguida, o projeto intitulado "Dinâmica do Mercado Madeireiro No MunicÃpio De Tefé - Médio Solimões - Amazonas", foi apresentado por Wesley Rodrigues Leão. O objetivo é elaborar um levantamento de dados em relação ao estoque de madeiras de movelarias, serralherias e carpintarias licenciadas e não licenciadas no município de Tefé. A apresentação ocorreu na sede do Instituto Mamirauá.
Segue abaixo a lista das demais apresentações:
- Ana Beatriz Lira Lima: A presença indÃgena no Médio Solimões nos séculos XIX e XX.
- Jefferson Pires da Silva: Processos de aprendizagem entre jovens de origem rural e residência urbana.
- Joselma Palmeira da Costa: Análise da Gestão dos ResÃduos Sólidos na cidade de Tefé.
- Jasmin de Souza Ortiz: Levantamento de informações acerca de resgates de peixes-boi (Trichechus inunguis) órfãos na Amazônia brasileira 1990-2012.
- Bianca Ramos Mendes: A percepção dos moradores de Tefé sobre abastecimento de água e a qualidade da água de consumo.
- Rodrigo da Silva Carvalho: Estrutura populacional dos CharacÃdeos em cinco lagos da Reserva Mamirauá associados à macrofitas flutuantes.
- Hudson Pinheiro da Silva: Aspectos reprodutivos de duas espécies de ciclÃdeos na Reserva Mamirauá.
- Emily Gabriele Cavalier de Almeida: Identificação de Parteiras Tradicionais no bairro do Abial, município de Tefé.
O Programa de Iniciação Científica Jr é um instrumento de apoio teórico e metodológico que permite a inserção de estudantes - do ensino fundamental, médio e pós-médio na pesquisa cientÃfica. O programa tem por objetivo despertar a vocação cientÃfica de jovens talentos potenciais, incentivando a atividade cientÃfica. O programa é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Texto: Francisco Rosa
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico