Estudantes aprendem sobre sistema fotovoltaico em curso no Instituto Mamirauá

Publicado em: 30 de julho de 2015

Cerca de 20 jovens de Tefé estão na sede do Instituto Mamirauá para participar de cursos do Projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio. A iniciativa, promovida pelo Instituto Mamirauá, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), é patrocinada pela Petrobras e visa aliar as tecnologias do sistema fotovoltaico com as de radiodifusão comunitária em sistema de alto falante. Os alunos concluem essa semana o curso "Sistema de Energia Solar Fotovoltaica", primeiro dos três cursos promovidos pelo projeto em cada etapa, que são complementares entre si.

De acordo com o professor Altamiro Serpa Normando, do Cetam, durante o curso, os alunos trabalharam conceitos básicos de eletricidade e geração de energia elétrica, sistema de captação de energia fotovoltaica, eletrônica e telecomunicações, entre outros assuntos. "Uma parte do curso é com aula teórica e outra de aula prática todos os dias. A finalidade é capacitar os alunos para usarem esse sistema de energia solar para montar uma rádio comunitária com alto falantes", comentou.

Elvio Viegas é um dos jovens que está participando do curso. O estudante já possui experiência em telecomunicações e trabalha em uma empresa especializada em automação bancária. "Achei o curso uma boa oportunidade para somar conhecimentos e, quem sabe, possivelmente trabalhar com esse segmento de sistema fotovoltaico. Gostei bastante da parte prática do curso, em que aprendemos todo o processo de instalação do equipamento, e do trabalho em campo", disse.

Acostumado a viajar pelo estado do Amazonas, em função do seu trabalho, Elvio comentou sobre a proposta do projeto de incentivar a criação de rádios comunitárias: "a ideia é inovadora. Um bom projeto para se desenvolver onde a comunicação é escassa, como é o caso da região. Temos 62 municípios no estado do Amazonas, a maioria sem acesso à internet ou outras fontes de informação. A rádio é uma forma de trazer informação para essas comunidades e áreas afastadas", reforçou.

O Projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio é realizado com a união de dois programas do Instituto Mamirauá: o Programa Qualidade de Vida e Gestão Comunitária. Os programas visam o desenvolvimento das comunidades das Reservas Mamirauá e Amanã, com o fortalecimento das capacidades individuais e coletivas dos grupos, a melhoria da qualidade de vida, a partir do aprendizado e implantação de tecnologias sociais.

A equipe do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, participa dos cursos apoiando as aulas, compartilhando com os alunos a experiência do Instituto, apresentando alguns dos projetos já desenvolvidos pela instituição, com foco em tecnologias sociais e alternativas renováveis para geração de energia. "Estamos mostrando as várias formas de utilização do sistema de geração de energia fotovoltaica, não somente para funcionamento da rádio, mas para outras atividades em que ele também pode ser utilizado", afirmou Josenildo Frazão, técnico em tecnologias sociais no Instituto Mamirauá.

O projeto também propõe apresentar uma nova perspectiva em termos do acesso à energia para a região, envolvendo os jovens, de forma que contribuam na busca por alternativas viáveis para o atendimento de possíveis demandas locais.

"O curso de formação inicial pode ajudar os jovens a se encontrarem e até buscarem uma profissão. Alguns estão conhecendo agora o tema de energias renováveis e descobrindo que é um mercado novo. Na nossa região, não tem muitos profissionais capacitados nessa área. Então, para esses jovens, é uma oportunidade de conhecer o assunto, se aprofundar cada vez mais e, quem sabe, buscar um curso técnico ou mesmo uma graduação nesse campo", enfatizou o técnico.

O projeto promoverá, ao todo, seis etapas de cursos em parceria com o Cetam. A primeira etapa do projeto iniciou no dia 13 de julho com o curso "Sistema de Energia Solar Fotovoltaica" e continua até o dia 31 de julho. Durante esse período, os alunos também participarão dos cursos "Sistema de radiodifusão comunitária" e "Programação e produção de conteúdo para radiodifusão comunitária". Ao todo, os cursos terão a carga horária de 110 horas e acontecem na sede do Instituto Mamirauá em Tefé (AM).

Texto: Amanda Lelis

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: