Estudante do CVT participam de Conferência Municipal da Juventude em Tefé (AM)

Publicado em: 18 de setembro de 2015

Um estudante do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá participou, no dia 16 de setembro, da 2ª Conferência Municipal da Juventude no município de Tefé (AM). O evento ocorreu no Centro Irmão Falco e recebeu cerca de 215 jovens do município para debater temas de interesse dos jovens do município.

A etapa municipal da conferência tem o tema "Vamos mudar o rosto de Tefé". A proposta é que os jovens possam auxiliar na construção da Polí­tica Nacional da Juventude, que será elaborada à partir das propostas encaminhadas pelas etapas municipais e estaduais na 3ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasí­lia, ainda em 2015. Foram trabalhados oito eixos temáticos, sendo eles: direito à cidadania, participação social e polí­tica e representação juvenil, direito à educação,  direito à saúde e à segurança alimentar e nutricional, direito à profissionalização, trabalho e renda, direito à comunicação e liberdade de expressão, direito ao desporto, lazer e cultura, direito à sustentabilidade e meio ambiente e direito à segurança pública e acesso à justiça.

Os jovens discutiram as pautas de acordo com sua realidade e, a partir dessa discussão, vão propor ideias e polí­ticas públicas que possam ser efetivadas no município de Tefé, no estado do Amazonas e no país. A aluna do CVT, Isabel Carvalho, reforça a importância da participação dos jovens nesse tipo de evento. "Aqui, estou debatendo sobre educação, sobre as tecnologias nas escolas e principalmente sobre a formação de professores. Muitos alunos estão terminando o ensino médio e não sabem ler direito. E isso acontece porque muitos professores não recebem o devido apoio do poder público para uma educação melhor", disse.

Huéfeson Falcão, que fez parte da comissão geral do evento, e atualmente representa a juventude extrativista no município, acredita que esse evento é importante para que os jovens possam ser mais críticos e engajados em relação aos seus direitos e deveres. "Queremos uma juventude ativa, crítica, que seja protagonista, determinada e que tome atitudes. Uma juventude livre e autônoma", completou.

As conferências municipais da Juventude acontecem a cada dois anos em todo o Brasil. Tefé realiza a conferência pela segunda vez, enquanto a nacional está na terceira edição. Após o término do evento, são escolhidos jovens do município para representar sua cidade na conferência estadual, na cidade de Manaus, que será em novembro deste ano. Nessa edição, o evento teve apoio da Prefeitura de Tefé e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 Para Sandro Regatieri, gestor do CVT, a participação dos jovens foi bastante positiva durante a conferência. "O mais interessante foi ver a participação dessa juventude falando e propondo soluções para o bem do município. A nossa ideia  em Tefé é criar e fazer acontecer!" disse. 

Texto: Aline Fidelix

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: