Equipe da Pousada Uacari visita ecolodge com gestão comunitária

Publicado em: 23 de agosto de 2014

A transferência de gestão de iniciativas de turismo de base comunitária já tem uma série de experiências bem-sucedidas pelo mundo. Cada uma criou diferentes propostas para suas transferências, dialogando com possibilidades diversas e realidades múltiplas. Pensando em conhecer o que essas iniciativas vivenciaram, Fernanda Sá Vieira, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, e Ednelza Martins, gerente da Pousada Flutuante Uacari, visitaram o ecolodge Kapawi, de 11 a 15 de agosto, no Equador.  
 
O ecolodge Kapawi localiza-se no interior do território Achuar, na Amazônia equatoriana. Recebe por volta de 840 turistas por ano e oferece atividades de avistamento de fauna, caminhadas em trilhas e passeios de canoas. "Fomos conhecer a iniciativa e o trabalho que eles desenvolvem com turismo de base comunitária, para aprendermos com a experiência deles, que já possuem a gestão 100% comunitária. Toda a tomada de decisão sobre a pousada é feita pelos Achuar. Eles têm um grupo grande de 78 comunidades e mais de 7.000 indígenas. A organização deles é muito boa e bem articulada", conta Fernanda. 
 
A iniciativa do ecolodge Kapawi foi alavancada por uma empresa privada. Desde o início das atividades um contrato de transferência de gestão já havia sido firmado.  "A transferência de gestão aconteceu com 12 anos depois do início das atividades, em 2008. De lá para cá os próprios Achuar têm tomado as decisões sobre a empresa. Fomos lá aprender como isso funciona para o grupo deles e o que esta experiência pode ensinar para a Pousada Uacari, para trabalharmos em cima do planejamento estratégico da nossa transferência", mostra Fernanda. 
 
Em setembro, o Programa de Turismo de Base Comunitária promoverá um seminário para tratar sobre este tema. Representantes do ecolodge Kapawi também participarão do evento. "Nesta visita articulamos esta participação, conversando com o gerente deles para explicar como tudo acontecerá e como ele poderá contribuir no seminário", completa Fernanda. A ideia é que o planejamento estratégico para a transferência de gestão da Pousada Flutuante Uacari seja construído no próprio seminário, como parte da programação e das discussões. 
 
Por Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: