Cursos complementam a formação de bolsistas

Publicado em:  8 de outubro de 2014

Desde 2004, o Instituto Mamirauá desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Alunos de nível médio e superior atuam em pesquisa, sob orientação de pesquisadores do Instituto. Neste ano, 32 alunos foram selecionados para participarem das atividades. Contribuindo com a formação destes estudantes, o programa promove a interação entre orientador e bolsista na prática investigativa, proporcionando o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa científica.

Para atingir esses objetivos uma série de cursos é oferecida aos participantes. Os cursos procuram instrumentalizar os bolsistas apresentando questões práticas sobre a construção do conhecimento científico, mas também debatendo suas implicações.  "A ideia destes cursos de capacitação é ampliar os conhecimentos acerca de temas importantes na carreira acadêmica. Trata-se do aprendizado e aprimoramento de ferramentas importantes para a condução dos trabalhos cientí­ficos que os bolsistas desenvolvem no Instituto Mamirauá e que inevitavelmente utilizarão em suas carreiras futuras", diz João Paulo Pedro Borges, um dos coordenadores do programa.

Primeiramente os bolsistas recebem uma palestra institucional que também discute e apresenta o regulamento do programa. Durante o decorrer do ano, são oferecidos os seguintes cursos: pesquisa bibliográfica e o uso da internet e da biblioteca; introdução ao projeto de pesquisa; apresentação e redação científica; ética em pesquisa; noções de informática de Word e Excel; História e Filosofia da Ciência; coleta e análise de dados qualitativos; estatística descritiva; estatística inferencial e disciplina de campo.  "O que pretendemos é mostrar ferramentas e instrumentos que permitam conduzir um trabalho científico, e isso inclui técnicas de informática, edição de textos, gráficos, planilhas, métodos de busca de referências, técnicas estatísticas para exploração de dados, aprendizagem de construção de textos cientí­ficos, entre outros", afirma João Paulo. 

Nayandra Carvalho, bolsista do programa, conta que "os cursos de capacitação nos ajudam inicialmente a entender nosso projeto de pesquisa. As capacitações funcionam como auxílio para troca de conhecimentos entre os pesquisadores do Instituto e os futuros ingressantes na área de pesquisa, os bolsistas. A partir disso as palestras servem de apoio para começarmos a entender o que é fazer pesquisa, ou melhor, como fazer e para que fazer".

As capacitações ajudam na formação dos bolsistas, tornando-os gradativamente mais familiarizados com a produção do conhecimento científico. Os cursos são ministrados pelos próprios pesquisadores do Instituto, uma oportunidade para a troca de experiência e a aproximação entre o grupo. "Além disso, é uma forma inteligente de instrução científica: um pesquisador ensinando um novo pesquisador", completa João Paulo.

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: