Curso dissemina tecnologia social para comunidades rurais da Amazônia

Publicado em: 14 de agosto de 2014

Gestores públicos, comunitários e estudantes participam da primeira edição do Curso de Implementação de Tecnologias Sociais, realizado pelo Programa de Qualidade de Vida, do Instituto Mamirauá.  O curso, que ocorre de 11 a 17 de agosto, apresenta nesta edição um primeiro módulo voltado para o abastecimento de água a partir de sistemas com energia solar.

João Paulo Borges Pedro, pesquisador sanitarista do Instituto Mamirauá e um dos ministrantes do curso, conta que "o Programa de Qualidade de Vida decidiu fazer este curso por uma demanda, quando chegou o momento de, depois de quase 15 anos de experiência, divulgar as tecnologias sociais que temos implementado nas reservas Mamirauá e Amanã. Neste curso pretendemos disseminar a tecnologia dos sistemas de abastecimento de água com energia solar, para que ele possa ser adotado como um modelo de abastecimento de água para comunidades rurais, no Amazonas".

O curso propôs tratar de 6 grandes temas: Tecnologia social na várzea; Saneamento com ênfase no abastecimento de água; Energia solar fotovoltaica; Elaboração de projetos de abastecimento de água; Educação em saúde e Gestão comunitária e pública. Aulas teóricas e práticas são desenvolvidas na sede do Instituto, em Tefé (AM). Uma dessas atividades envolveu a construção básica do sistema de abastecimento. Em seguida, o grupo visitará duas comunidades, uma na reserva Mamirauá e outra na reserva Amanã. As atividades em campo foram pensadas para que os participantes conheçam o sistema em funcionamento e vejam o seu processo de filtragem, que foi desenvolvido especialmente para a melhoria deste. Além disso, é importante que eles conheçam como as comunidades estão fazendo a gestão da tecnologia. É fundamental que estas tecnologias sejam pensadas a partir das necessidades das comunidades, em conjunto com os comunitários.

"Quando vimos o convite já achamos muito interessante, por ser um curso de tecnologia social, um assunto novo para a gente. Escutamos falar da parte tecnológica e da parte social, mas os dois juntos são mais interessantes. A nossa expectativa para participar era grande, porque nós vemos que o nosso município e o interior são muito carentes de abastecimento de água de qualidade. Imaginamos que isso será muito proveitoso, para o nosso conhecimento e também para tentar dividir esse conhecimento com os moradores do nosso município", conclui Arilton Mendonça, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Alvarães. 

Por Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: