Diretoria do Instituto Mamirauá participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicado em: 2 de agosto de 2024
As discussões foram pautadas nas mais de 200 conferências preparatórias que ocorreram desde dezembro de 2023 em todo país.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) ocorreu nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido", as discussões foram pautadas nas mais de 200 conferências preparatórias, como conferências livres, temáticas, distritais, municipais, estaduais e regionais, que aconteceram de dezembro de 2023 a maio de 2024 em todo país. O evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Dentre os participantes do evento, estiveram presentes pesquisadores(as), cientistas, empresários(as), gestores(as) do setor público de CTI, estudantes, divulgadores(as) científicos(as), além de outros(as) profissionais e população em geral. O principal objetivo da 5ª CNCTI foi debater e definir o futuro da ciência no Brasil por meio da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2024 e 2030.
A 5ª CNCTI foi organizada em torno de quatro eixos estruturantes: I) Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II) Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III) Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; IV) Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
O Instituto Mamirauá foi representado no evento por seu Diretor Geral, João Valsecchi, por seu Diretor Técnico-Científico, Emiliano Esterci Ramalho, além de sua Diretora Administrativa, Joycimara Ferreira e sua Diretora de Manejo e Desenvolvimento, Dávila Corrêa.
No primeiro dia do evento, ocorreu o painel de discussão do Eixo III - Mudanças Climáticas e os Riscos da Amazônia. Entre os debatedores deste painel estavam Inamara Santos Melo do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Val do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e João Valsecchi do Instituto Mamirauá, com relatoria de Jean Ometto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Eventos climáticos extremos, aumento da temperatura da água e segurança alimentar na região amazônica foram temas de destaque. Dada a atual preocupação em relação às secas extremas, João Valsecchi apontou a importância de investimentos em ciência para subsidiar ações que mitiguem os efeitos da seca, além de melhoramento da infraestrutura que permita às populações ribeirinhas enfrentarem estes eventos que impactam a Amazônia. Diante dos novos cenários mundiais de mudanças climáticas, Adalberto Val ressaltou a necessidade de um olhar estratégico específico para a Amazônia, que se diferencie dos padrões históricos, e de coalizões criativas que considerem o tamanho do território amazônico. Para assistir a este painel, clique aqui.
A 5ª CNCTI contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização e logística do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.
O evento completo da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ser acessado no Canal do Youtube do MCTI. Saiba mais acessando o site da 5ª CNCTI.
Texto: Bianca Darski Silva
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico