Comunidade participa de oficina de segurança alimentar

Publicado em: 22 de março de 2011

 22/03/2011 - Cerca de doze moradoras do Sítio Fortaleza, na Reserva Mamirauá, município de Uarini (AM), participaram da oficina de segurança alimentar promovida pelo Programa de Qualidade de Vida, do Instituto Mamirauá. O objetivo da atividade foi disseminar conhecimento sobre a utilização de alimentos e nutrientes disponíveis na comunidade e verduras, frutas e outros, além de incentivar o uso de receitas de alimentação saudável e a horta caseira medicinal.
 A proposta iniciou com uma sensibilização com as mães. Elas falaram da comida que mais gostam e as coisas que influenciam o gosto por um tipo de alimento ou comida. No 2° momento, relataram suas práticas alimentares, e algumas técnicas para aproveitar melhor os alimentos que tem em casa e trocar experiências sobre formas de preparo e receitas. Existem combinações de alimentos em que um complementa outro. É o caso de um prato de comida colorido (arroz, feijão e hortaliças de várias cores).
 Uma abordagem importante é a das hortas caseiras, que proporciona uma alimentação saudável. "Os comunitários plantam muito feijão na seca. Então, nós orientamos que guardem um pouco desse alimento para o inverno, pois ele é muito rico em ferro", disse . Foram apresentadas ainda algumas dicas de saúde e higiene, que a prática da limpeza exige certa dose de imaginação e esforço por parte de todos e sem ela não é possível manter a saúde e fazer pratos saudáveis.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: