Com foco na capacitação de jovens lideranças, Instituto Mamirauá abre inscrições para Escola de Gestores

Publicado em: 16 de setembro de 2013

O Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para sua Escola de Gestores de Manejo de Recursos Naturais. Em sua sede em Tefé (AM), um centro de formação foi construído e 30 jovens serão selecionados para receber capacitação e posteriormente atuarem no manejo de recursos naturais. Os interessados devem ter vínculo comprovado com a associação ou instituição de classe (colônia ou sindicato de manejadores) e ser indicado pela mesma.

Ao longo de dois anos, os estudantes, que devem ser moradores da região do Médio Solimões, terão aulas de segunda à sexta-feira, durante 18 meses. Nos seis meses restantes, eles farão um estágio na associação ou colônia da qual fazem parte. "O objetivo principal da Escola de Gestores é fortalecer as associações de produtores, por meio da profissionalização, da capacitação, de pessoas que atuem no manejo de recursos naturais. O diferencial da nossa proposta é o coletivo, ou seja, formar pessoas que vão atuar na sua comunidade, na sua associação", disse Nelissa Peralta, coordenadora de pesquisa do Instituto Mamirauá.

A ementa do curso é multidisciplinar, abrangendo Português, Matemática, Contabilidade I e II, Secretariado, Informática, Empreendedorismo, Plano de negócios, Vendas e Marketing, Legislação de associações, Elaboração e Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Sociedade e Cultura Amazônica, Princípios Ecológicos de Manejo, Manejo de Recursos Naturais e suas especificidades, e estágio obrigatório. 

Segundo Sandro Augusto Regatieri, responsável técnico da escola, os estudantes deverão morar em Tefé durante o período letivo, cursar o último ano do Ensino Médio, ou já ter concluído o mesmo e ter entre 18 e 24 anos. "Além disso, eles vão receber um material didático completo e uma bolsa-auxílio no valor de 400 reais", informou Sandro. Os interessados devem cumprir os requisitos do edital, disponível aqui. As inscrições terminam no dia 31 de outubro de 2013. Os interessados serão entrevistados no final de novembro e o anúncio dos selecionados ocorrerá no início de dezembro.

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: