Colaboradores do Instituto Mamirauá participam de palestras com temáticas voltadas à segurança e bem-estar

Publicado em:  7 de outubro de 2013

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto Mamirauá realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), ocorrida no período de 30 de setembro a 04 de outubro na sede do Instituto e que teve como objetivo orientar os colaboradores sobre como prevenir acidentes e doenças.

No dia 30 de setembro, o capitão Isnardi, do 17º Batalhão de Infantaria de Selva, ministrou a palestra Sobrevivência na selva: acidentes e perdas, demonstrando os procedimentos para obtenção de alimentos, água e fogo, construção de abrigos improvisados e orientação pelo sol.

Dia 01 de outubro, Thaisa Brant, psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-Tefé), palestrou sobre transtornos mentais, que tratou sobre os processos psíquicos e emocionais que podem resultar em sintomas físicos, sobre as situações no ambiente de trabalho que afetam a saúde dos funcionários como: condições de trabalho precárias, pressão para cumprimento de prazos, carga horária extensa ou inadequada e as relações interpessoais que interferem na rotina de trabalho.

No dia 02 de outubro, Raimara Quésia, fisioterapeuta, abordou o tema ergonomia e a Norma Regulamentadora 17 (NR17) que estabelece parâmetros na adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente durante o tempo que o trabalhador exercer suas funções.

No dia seguinte, a enfermeira Elizete Souza abordou o tema sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, explicando sobre seus sintomas, o que elas causam, bem como sua forma de prevenção e tratamento. Segundo Elizete, os exames preventivos são prioritários, não precisando agendar consulta ou de encaminhamento médico e quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Finalizando a semana de prevenção de acidentes no trabalho, o sargento Alves, da Agência Fluvial de Tefé, apresentou o tema segurança na navegação, tratando sobre material de salvamento, prevenção e combate a incêndio em navios e embarcações, busca e salvamento, orientação, socorro e assistência médica nos mares e rios. Segundo o sargento Alves, a Marinha tem como missão fazer cumprir a legislação que regulamenta o tráfego aquaviário e realizar inspeções navais nos rios da Amazônia, verificando se as embarcações estão em condições de realizar transporte de passageiros de modo seguro e eficiente.

Para Ana Cláudia, presidente da CIPA, a semana de prevenção de acidentes no trabalho é fundamental na missão de orientar os colaboradores do Instituto Mamirauá nas suas diversas e específicas atividades, pois, reúne temas voltados à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, e principalmente normas de segurança adotadas pela instituição e que devem ser seguidas por todos, para diminuir ao máximo a incidência de acidentes no trabalho.

"Foi um aprendizado, a participação dos colaboradores foi grande e senti que os temas abordados agradaram e atenderam o interesse do público, pois os colaboradores interagiram bastante durante as palestras, sempre colaborando com o tema ou questionando o palestrante, caso tivessem dúvidas", conclui Ana.

Texto: Francisco Rosa

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: