Centro Vocacional Tecnológico recebe estudantes da temporada 2018-2019

Publicado em: 20 de fevereiro de 2018

Os estudantes, de áreas indígenas, comunidades e municípios do Médio Solimões, frequentarão as aulas na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, no Amazonas

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá acaba de iniciar uma  nova turma. Os 20 alunos da temporada 2018-2019 foram apresentados ao curso na manhã dessa segunda-feira (19). Os estudantes terão aulas de temas diversificados, de língua portuguesa à legislação. O grupo também participará de atividades de campo, acompanhados de técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os selecionados para o CVT são indicados pelas próprias comunidades, sendo jovens atuantes dentro de associações, acordos de pesca e outros espaços de coletividade. "Temos alunos de terras indígenas, comunidades e municípios do Médio Solimões, no Amazonas", afirmou Sandro Augusto Regatieri, supervisor do CVT.  No segundo ano, o grupo deverá utilizar a experiência adquirida em sala de aula, oficinas e atividades de campo para levar adiante projetos desenvolvidos no primeiro ano.

No primeiro dia de aula, os estudantes receberam a visita de uma aluna formada na primeira turma do CVT, em 2015. Atualmente presidente da comunidade de Santa Luzia do Boia (AM), Isabel Melo de Carvalho deixou um recado para os novos ingressantes do curso. "O CVT foi um grande desafio, mas eu espero que vocês possam aproveitar da melhor forma possível e voltem para as suas comunidades dispostos e capazes de ajudá-los", disse a jovem.

A experiência de Isabel motivou Taliana de Alencar Oliveira, 22 anos, a ingressar no curso. "Ver o trabalho da Isabel fez com que um simples desejo passasse a ser o meu objetivo. Espero adquirir conhecimentos para ajudar mais nossa associação e comunidade", disse a jovem da comunidade de São Sebastião da Água, no Amazonas.

Sobre o Centro Vocacional Tecnológico

O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino e profissionalização, voltado para difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A primeira turma do CVT foi formada em 2014 com o objetivo de capacitar lideranças, visando a sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades e o empoderamento de jovens do Amazonas. Os módulos do curso são organizados mensalmente e quem ministra as aulas são os técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá.

As atividades do CVT acontecem com financiamento da Fundação Gordon And Betty Moore.

Texto: Laís Maia  

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: