Cartilha aborda princípios do manejo florestal

Publicado em: 12 de março de 2014

O Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá lançou a cartilha "Princípios do Manejo Florestal". A publicação apresenta a segunda das seis etapas no processo de manejo florestal madeireiro: zoneamento da área e mapeamento participativo, princípio de manejo, levantamento de estoque e seleção de árvores, exploração de impacto reduzido, classificação de madeira comercial, cubagem e comercialização.

 A cartilha também proporciona uma leitura sobre os conceitos básicos do manejo, para que serve um plano de manejo, legislação e suas principais mudanças em relação ao manejo, além da importância do manejo florestal e seus benefí­cios. Em forma de anexos, documentos para o licenciamento da atividade de manejo florestal e calendário de atividades estão disponíveis para consulta.

O objetivo da publicação é contribuir com a organização social das comunidades rurais visando o manejo de forma sustentável, de forma que esses recursos não se esgotem. Este material servirá de apoio às pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com manejo florestal comunitário em suas comunidades.

De acordo com Elenice Assis, coordenadora do Programa de Manejo Florestal Comunitário, a cartilha de Princípios de Manejo é a primeira de uma série que o Programa de Manejo Florestal Comunitário irá lançar. "A cartilha faz parte do passo a passo do manejo florestal que é repassado aos manejadores da Reserva Mamirauá. "Princípios de Manejo" é a parte introdutória das orientações técnicas sobre plano de manejo florestal, após essa etapa, serão feitas as cartilhas sobre as demais fases desse processo, fundamentais para executar a atividade de Manejo com mais eficiência. Essa cartilha servirá como uma referência de atividades específicas dentro do Manejo", enfatizou a coordenadora.

A cartilha está disponível em www.mamiraua.org.br/cartilha-principios-manejo

 

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: