Campo de futebol com iluminação noturna é inaugurado na Reserva Mamirauá
Publicado em: 17 de março de 2015
A bola segue frenética de um lado para o outro, acompanhada de meninas e meninos. Uma torcida empolgada acompanha a partida de futebol. Nas Reservas Mamirauá e Amanã, essa cena se repete na maioria das comunidades. A comunidade Porto Braga, na várzea da Reserva Mamirauá, também tem o gosto por esse esporte. No dia 14 de março foi inaugurado ali um espaço muito especial: um campo de futebol iluminado. A festa contou com um torneio, e os vencedores foram premiados com dinheiro e bolas.
Com a iluminação, o jogo ganha a noite. Aumenta o tempo para o uso do campo, e permite jogar sem a incidência de sol, que próximo à linha do equador costuma ser bastante intenso. Além disso, o campo iluminado também pode reunir a comunidade para outros eventos, como confraternizações em datas especiais. "O esporte e o lazer são ferramentas que enriquecem e capacitam o ser humano para a vida. Na prática do esporte, principalmente do futebol, temos um jogo coletivo, com várias pessoas tentando realizar uma estratégia que foi pensada anteriormente pelo grupo", enfatiza OtacÃlio Brito, técnico do Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá.
O sistema de iluminação conta com dois módulos fotovoltaicos, uma bateria e refletores com lâmpadas do tipo led. "A comunidade está muito bem servida com este sistema, porque assim não depende do motor de luz, movido a óleo diesel", afirma OtacÃlio. Durante o dia os módulos captam a irradiação solar, que é convertida na energia que acenderá as lâmpadas.
O projeto que possibilitou a construção desse campo teve início em março de 2014. Um primeiro sistema de iluminação fotovoltaico foi instalado em um campo de futebol na comunidade Vila Nova, na Reserva Amanã. A iniciativa é uma parceria do Instituto Mamirauá, do Instituto Ideaas e da empresa Philips. "Essas parcerias foram muito importante para realizarmos o projeto juntos, também com participação das comunidades. Durante a instalação da infraestrutura os comunitários estiveram presentes, ajudando a realizar cada atividade", conclui OtacÃlio. A inauguração do primeiro campo contou com o apoio da prefeitura de Maraã (AM), já o segundo teve apoio da prefeitura de Uarini (AM).
Confira no vÃdeo abaixo o sistema instalado em 2014 na Reserva Amanã:
Texto: Vanessa Eyng
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico