Campanha incentiva o uso de material didático do Instituto Mamirauá sobre a onça-pintada

Publicado em: 15 de fevereiro de 2018

Professores de qualquer parte do Brasil já podem participar da campanha "Desvende os segredos da onça-pintada da Amazônia". A iniciativa, promovida pelo Instituto Mamirauá, vai distribuir 50 exemplares da versão impressa da revista "O Macaqueiro Kids – especial onça-pintada" para cada professor selecionado. O envio deve ser feito até 30 de março. Os vencedores serão conhecidos em abril.

Para isso, basta o professor enviar um vídeo de até 30 segundos para o whatsapp (97) 98100-6092, respondendo "Por que é importante conservar a onça-pintada?". O vídeo tem que ter algum elemento que identifique que trata-se de um professor, por exemplo, um vídeo com a escola ao fundo ou com os estudantes. Os autores dos dez vídeos mais criativos, escolhidos por um time de especialistas em onça-pintada, vão receber a versão impressa da revista, que será enviada pelos Correios. Os vídeos selecionados também serão compartilhados em nossas redes sociais.

A publicação

"O Macaqueiro" é uma revista institucional publicada desde 1999. Há dois anos, o Instituto Mamirauá produz uma versão para público infantil. No ano passado, o tema foi a onça-pintada e as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia. A publicação foi produzida com recursos da Fundação Gordon and Betty Moore e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Acesse aqui para conhecer a publicação completa. 

O pesquisador e líder do grupo, Emiliano Esterci Ramalho, conta que os pequenos leitores também vão aprender sobre "os hábitos da onça por meio das descobertas dos pesquisadores do Instituto Mamirauá, que investigam, há mais de dez anos, a ecologia da onça-pintada nas florestas inundáveis da Amazônia".

Uma das descobertas feitas pelo grupo, ao longo dos últimos dez anos, foi a que as "onças-pintadas que vivem nas florestas de várzea da Reserva Mamirauá exibem um comportamento único entre os grandes felinos. Durante a inundação, vivem durante cerca de quatro meses do ano em cima de árvores onde criam os seus filhotes e nadam de uma árvore para a outra em busca de alimentos".

Edição: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: