Campanha do Greenpeace destaca tecnologias sociais do Instituto Mamirauá

Publicado em: 15 de Janeiro de 2016

Com o objetivo de retratar histórias que estão mudando a vida das pessoas a partir do uso de energia solar, o Greenpeace Brasil lançou esta semana a campanha "Sol - de norte a sul". Trata-se de um webdocumentário disponível na internet (www.soldenorteasul.org.br) que apresenta os benefí­cios e as barreiras para que placas solares ganhem escala no Brasil. Além disso, apresenta cinco iniciativas transformadoras com o uso de energia solar. Na campanha, duas iniciativas do Instituto Mamirauá são retratadas: o Sistema de Abastecimento de Água e a Máquina de Gelo Solar.

A máquina de gelo é uma iniciativa do Instituto Mamirauá e do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, financiada pelo Desafio de Impacto Social Google | Brasil. Os equipamentos funcionam a partir da captação de energia solar, sendo uma tecnologia inovadora para conservar alimentos em comunidades isoladas da Amazônia. Desde agosto de 2015, o Instituto Mamirauá vem testando e aperfeiçoando três máquinas de gelo, instaladas na Vila Nova do Amanã, município de Maraã (AM), e uma na Pousada Flutuante Uacari. Estima-se que cada máquina tenha capacidade diária para produzir cerca de 30 quilos de gelo.

O sistema de abastecimento de água consiste em painéis fotovoltaicos colocados sobre o rio em balsas flutuantes, bombeando a água para um reservatório elevado. A caixa d’água é conectada a um filtro de areia, para pré-tratamento da água e remoção de resíduos. Após a filtração, parte da água é distribuída por gravidade para a comunidade com um ponto de fornecimento em cada domicílio. Entre outros benefí­cios, o sistema diminuiu o risco das crianças pequenas se afogarem na beira do rio. 

As gravações ocorreram em novembro, na Reserva Amanã, e duraram dois dias, com uma equipe de quatro pessoas do Greenpeace. 
 
Sobre a campanha
O webdocumentário está dividido em quatro seções. Uma mostra quais são benefí­cios sociais que a energia solar traz ao País. Além de gerar empregos, as histórias mostradas ali contam como brasileiros passaram a ter água limpa, salas de aula mais adequadas e contas de luz mais baixas. A segunda parte é dedicada aos entraves que não permitem a ampla disseminação dessa fonte limpa de energia, como o excesso de tributos que encarecem os sistemas. Hoje, apenas 0,02% da eletricidade do Brasil vem de placas fotovoltaicas. Em seguida, conhecemos quatro histórias de brasileiros que, mesmo com todos os empecilhos, apostam na energia do sol.

A quarta e última seção da plataforma traz um mapa do mundo para que os internautas insiram iniciativas ligadas à energia solar que conhecem. Esse mapa será, em breve, um amplo panorama de como a energia solar está  ganhando espaço no Brasil e no mundo. "As histórias contadas aqui são só alguns exemplos dos muitos benefí­cios da energia solar. Mas apenas três em cada dez brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia. Com esse webdoc, esperamos contribuir para que esse número cresça. E queremos chegar a 1 milhão de casas com telhados solares num futuro próximo no Brasil", diz Bárbara Rubim, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.
 
Por Eunice Venturi, com informações do Greenpeace Brasil. 
 

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